ARTIGOS APRESENTADOS TITULO DO ARTIGO / AUTORES 1.º FESTIVAL DE GINÁSTICA CEFE-UEL 2025: UMA ESTRATÉGIA ENVOLVENTE NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA Ana Paula Franciosi, Walquiria Batista de Andrade A EDUCAÇÃO FÍSICA E A ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: ANÁLISE DOS FUNDAMENTOS E DE SUA IMPLEMENTAÇÃO NO BRASIL Pedro Lucas Moloni Moreira, Gisele F. L. Santos A EDUCAÇÃO FÍSICA E O DESENVOLVIMENTO MORAL: UM PANORAMA HISTÓRICO Bianca Emanuele Ilkiu França A EDUCAÇÃO FÍSICA NA VIDA DOS ESTUDANTES AO FINAL DO ENSINO MÉDIO Thiago Aguiar dos Santos, Fernando Pereira Candido A FORMAÇÃO DE PROFESSORES APRISIONADA: DISPUTA DE PROJETOS E A RESISTÊNCIA ATIVA PROPOSITIVA NA EDUCAÇÃO FÍSICA Sidnéia Flores Luz, Celi Nelza Zulke Taffarel, Matheus Lima de SantanaA TEORIA HISTÓRICO CRÍTICA NAS PÁGINAS DA REVISTA PENSAR A PRÁTICA: REVISÃO SISTEMÁTICA DOS ARTIGOS PUBLICADOS PELA REVISTA ENTRE 1998-2023 Giulianna Cynara Vaz de Lima da Silva, Carla Cristiane da Silva, Morgana Claudia da Silva AÇÃO PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA: PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO JOGO DAS 5 MARIAS, EXPERIÊNCIA NO PIBID Luis Henrique Soares, Thiago Aguiar Santos, Érika Nishiiye Laperuta, Ângela Pereira Teixeira Victoria Palma ATLETISMO E EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL: EXPERIÊNCIA NO MUNICÍPIO DE MARINGÁ Gilson Firmino de Goes, Ieda Parra Barbosa RinaldiAUTOESTIMA, INTERNET E EDUCAÇÃO FÍSICA: RELAÇÕES COM O CONCEITO DE CORPOREIDADE Carolini Aparecida Oliveira Campanholi, Gabriely Vieira Dos SantosAVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES NA FORMAÇÃO INICIAL Victória Pedrão Lonardoni, Ana Cláudia Saladini AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: ESTADO DA ARTE E CONSTRUÇÃO DE PROCEDIMENTOS Rafael Marques, Alan Paulo dos Santos, Ângela Pereira Teixeira Victoria Palma AVALIAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: ENSINO E APRENDIZAGEM DA DANÇA Nathalia Soares Rodrigues, Ana Cláudia Saladini AVALIAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR ATRAVÉS DE JOGOS: APLICAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA Bárbara Miola Galvão de Oliveira, Heitor Biscardin Vieira, Juliana Bayeux Dascal COMPANHIA GÍMNICA DO DEF-UEM COMO UNIDADE CURRICULAR DA EXTENSÃO: NOVAS DIRETRIZES, CAMINHOS JÁ CONHECIDOS Deisy de Oliveira Silva-Brandão, Ieda Parra Barbosa-Rinaldi CONCEPÇÃO DE AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: O QUE PENSAM OS PROFESSORES? Tatiane Aparecida Cruz, Ângela Pereira Teixeira Victoria PalmaCONTRA UMA PRESENÇA AUSENTE: INVESTIGAÇÕES ACERCA DO CURRÍCULO DE EDUCAÇÃO FÍSICAS NOS ANOS INICIAIS Rezende I. S. R.; Alves M. P. CONVIVÊNCIA E EDUCAÇÃO FÍSICA: PROFESSORES, JOVENS, PRECONCEITO Daniel Rodrigo Pereira Veras, Ana Maria Falcão de Aragão DESEMPENHO DAS HABILIDADES LOCOMOTORAS ENTRE MENINOS E MENINAS DE SETE A DEZ ANOS Daniele Ferreira Viçoso, Arthur Sugayama Hirayama, Beatriz Dunzer Franco de Oliveira, Vinicyus Lopes Kastelic Rocha de Noronha, Alessandra Beggiato Porto DESENVOLVIMENTO MOTOR, TEMPO DE TELA E COMPETÊNCIA MOTORA: UMA REVISÃO DE LITERATURA Gabriela Silva de Moraes, Lourenço Bianchini Rodrigues, Alessandra Beggiato Porto DO YAPO AOS CARANGUEJINHOS: AS BRINCADEIRAS CANTADAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL Amanda Barbosa dos Reis, Gabriel Gonçalves Freire EDUCAÇÃO FÍSICA E SAÚDE: PLANEJAMENTO, ENSINO E AVALIAÇÃO EM TURMAS DO FUNDAMENTAL I, UM TRABALHO COLABORATIVO DO PROGRAMA PIBIDGabriela Silva de Moraes, Lourenço Bianchini Rodrigues, Érika Nishiiye Laperuta, Ângela Pereira Teixeira Victoria PalmaEDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E “OS JOGOS E AS BRINCADEIRAS”: ENSINO DOS JOGOS ELETRÔNICOS PARA O 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Rafael Marques França, Leonardo Santos Silva, Tiago Lembi de Oliveira, Ângela Pereira Teixeira Victoria PalmaEDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E A “CULTURA CORPORAL DE MOVIMENTO E A SAÚDE”: TEMATIZANDO A ATIVIDADE FÍSICA E O EXERCÍCIO FÍSICO PARA O 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Rafael Marques França EDUCAÇÃO NO BRASIL A PARTIR DOS ANOS 1990: A MERCANTILIZAÇÃO DO ENSINO BRASILEIRO Jean Alexir dos Santos, Denise Maria Fank de AlmeidaENSINO DA DANÇA E OS TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA Adreicielli Yurika dos Anjos, Ângela Pereira Teixeira Victoria Palma ENSINO DA PIRÂMIDE HUMANA NO ENSINO FUNDAMENTAL Ana Angélica C. de O. Puppin, Helli Faria Ferreira Risso, Cassia Heloise Abdo Morais, Gisele Franco de Lima Santos ENSINO DAS POSIÇÕES INVERTIDAS DA GINÁSTICA E O PROCESSO AVALIATIVO Julia Araújo Rodrigues dos Santos, Julia Bueno Melo, Gabriel Gonçalves Freire ENSINO DO JOGO MANCALA NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS: ABORDAGENS PRÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA Ana Paula Franciosi, Walquiria Batista de Andrade ENSINO DOS ESPORTES DE INVASÃO PARA O 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS: PROPOSIÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE HANDEBOL E TAPEMBOLRafael Marques França, Aline Jardim da Silva, Carolina de Barros Pires, Naiara Gabriela Giufrida Azevedo, Ângela Pereira Teixeira Victoria PalmaENSINO SUPERIOR E FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR: PERCEPÇÕES DOCENTES A RESPEITO DA NOVA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICALígia Estronioli de Castro, Rubens Venditti Júnior ESCALADA BOULDER NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA EXPERIÊNCIA NO PIBID Cassia Heloise Abdo Morais, Helli Faria Ferreira Risso, Ana Angélica Carvalho de Oliveira Puppin, Gisele Franco de Lima Santos ESCOLA CÍVICO-MILITAR, CONSTRUÇÃO DE VALORES E AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA Marco Antonio de Lima Oliveira, Ana Cláudia Saladini ESCOLHA DA FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA RELAÇÃO COM ESSE COMPONENTE CURRICULAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA Julio Cesar Bomfim Filho, Ângela Pereira Teixeira Victoria PalmaFORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E A CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO Ângela Pereira Teixeira Victoria Palma, Ana Claudia Saladini, José Augusto Victoria Palma, Gabriel Gonçalves Freire FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA A DOCÊNCIA COM JOGOS DE AVENTURA Elizandro Ricardo Cássaro, Giuliano Gomes de Assis PimentelINDICADORES PARA O ENSINO DE SABERES DA EDUCAÇÃO FÍSICA QUE PROMOVAM APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS Simone Cristina Silva Romanha, Ângela Pereira Teixeira Victoria Palma INFLUÊNCIAS DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ORIENTADAS PELA LEI 5692/71 NA VIDA ATIVA DE PESSOAS COM MAIS DE 49 ANOS Ian Gabriel Lima Santos, Ângela Pereira Teixeira Victoria Palma INTERVENÇÃO MOTORA PARA CRIANÇAS COM DIFICULDADES MOTORAS: EXPERIÊNCIA EM UM PROJETO DE EXTENSÃONaiara Gabriela Giufrida Azevedo, Maria Julia Levorato de Souza, Stéfany Gabriel, Dalberto Luiz De Santo, Josiane Medina Papst JOGO DE MATRIZ AFRICANA SHISIMA EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: RELATO DE EXPERIÊNCIA Victor Hugo Dos Santos Mendonça, Tiago Lembi Oliveira, Amanda Vanessa Souza Albertini, Rhyan Azevedo Camargo, Érika Nishiiye Laperuta, Ângela Pereira Teixeira Victoria Palma JOGOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS NO AMBIENTE ESCOLAR E SUA RELEVÂNCIA CULTURAL E EDUCACIONALVilmar Rodrigues dos Santos JUDÔ E CULTURA COMO ESTRATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO INTEGRAL: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO KODOMO-SAN NO SCFV Juan Guilherme GomesO CAMPO DE EXPERIÊNCIA DO CORPO, GESTO E MOVIMENTO NA BNCC NA PRÉ-ESCOLA: UMA ANÁLISE DAS INTENCIONALIDADES EDUCATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NAS BRINCADEIRAS E INTERAÇÕES Rogério Clemilson Gois O ENSINO DA CAPOEIRA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I ANOS INICIAIS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA Gabriel Pires dos Santos O ENSINO DO BASQUETE DE RUA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA POSSIBILIDADE DE DEBATE SOBRE PRECONCEITO E RACISMO Érika Nishiiye Laperuta, Márcio Henrique Laperuta OLHAR DE UM ACADÊMICO SOBRE O ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO INSERIDO NA ATENÇÃO BÁSICA DE SAÚDE Jonatan Vicente Ferreira, Morgana Claudia da Silva PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2014-2024: DA EXPECTATIVA À REALIDADE, DA FORMAÇÃO À CARREIRA DOCENTE NA EDUCAÇÃO FÍSICA Carolini Aparecida Oliveira CampanholiPOSSIBILIDADES DE AMPLIAÇÃO DA JORNADA ESCOLAR COM ATLETISMO: EXPERIÊNCIAS EM MARINGÁ-PR NO ANO DE 2024 Krigor de Camargo Barela Faeda, Pamella Ondina de Moraes Cavalcanti, Vanessa Dalla Lasta Campana, Liliana Men, Giuliano Gomes de Assis Pimentel POSSIBILIDADES DE PRÁTICAS AVALIATIVAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O CONTEÚDO DANÇAS URBANAS Juliana Araujo da Silva, Ana Cláudia Saladini PROJETO “MINHA QUEIMADA”: ALUNOS E ALUNAS PROTAGONISTAS Joyce Cristina Claro Menoti, Ademir Faria Pires, Ieda Parra Barbosa-Rinaldi ROUSSEAU: A CONCEPÇÃO DE “CORPO” NA OBRA DE “EMÍLIO OU DA EDUCAÇÃO” André Lima Ferreira ROUSSEAU: A CONCEPÇÃO DE “EXERCÍCIOS FÍSICOS” NA OBRA “EMÍLIO OU DA EDUCAÇÃO” André Lima Ferreira SKATE NA ESCOLA: OPÇÃO DE ATIVIDADE INCLUSIVA E ALTERNATIVA Klayver Henrique Trindade dos Santos, Helli Faria Ferreira Risso. Gisele Franco de Lima SantosVIVÊNCIAS DE JOGOS TRADICIONAIS COMO CONTEÚDO EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTILGiulianna Cynara Vaz de Lima da Silva