CONPEF 2025 – PROGRAMAÇÃO OFICIAL
PROGRAMA OFICIAL
27 a 30 DE MAIO
TEMA
ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL E O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Dia 27 de maio – Terça-feira |
18:30 – Entrega do material – Anfiteatro CLCH
19:30 – Abertura Oficial– Anfiteatro CLCH
Apresentação Artístico-Cultural
20:00 – Conferência de Abertura– Local – CLCH
Tema: ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOCENTE
Conferencista: Profª Drª. Jaqueline Moll – (UFRGS)
Coordenação: Profª. Drª.Ângela Pereira Teixeira Victoria Palma – UEL
Dia 28 de maio – Quarta-feira |
8h30 – 12h00 – Apresentação de trabalhos – Comunicação Oral
Local: CEFE – UEL
14h00 – 18h00 – Cursos/Oficinas – CEFE
18h00: Apresentação Artístico-Cultural
18h30 – 20h30 – Mesa Temática – Local CLCH
Tema: EDUCAÇÃO TECNOLOGICA E O MUNDO VIRTUAL: IMPACTOS, VANTAGENS E DESAFIOS
Palestrantes: Profª Drª. Catiana Leila Possamai Romanzini (UEL) e Prof. Dr. Pedro Paulo da Silva Ayrosa
Coordenação: Profª. Drª. Carla Cristiane da Silva – UEL
Dia 29 de maio – Quinta-feira |
8h30 – 9h45 – Apresentação de trabalhos – Comunicação Oral
Local: CEFE – UEL
10h00 – 12h00 – Mesa TEMÁTICA – Local – CLCH
Tema: ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL: A REALIDADE E AS POSSIBILIDADES
Palestrantes:
Prof. Ms. Gilson Firmino de Goes – SME-Maringá-Pr.
Prof. Ms. João Ortiz – SME-Londrina
Prof. Wesley Magalhães – Escola Every-Londrina
Coordenação: Prof. Dr. José Augusto Victoria Palma – LaPEF/UEL
14h00 – 18h00 – Cursos/Oficinas – CEFE
18h00 – Apresentação Artístico-Cultural
18h30 – 20h30 – Palestra – Local – CLCH
Tema: CYBERBULLYING: DESAFIOS E CUIDADOS NA ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL
Palestrante: Prof. Dr. Raul Alves de Souza (UNESP/Araraquara)
Coordenação: Profª. Drª. Ana Claudia Saladini – UEL
Dia 30 de maio – Sexta-feira |
8h30 – 9h45 – Apresentação de Trabalhos – Cartazes
Local: Pátio em frente ao Anfiteatro CLCH
09h40 – Apresentação Artístico-Cultural
10h00 – 12h00 – Palestra – Local – CLCH
Tema: FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL: LICENCIATURA E BACHARELADO
Palestrante: Prof. Dr. Eduard Angelo Bendrath (UEM/Ivaiporã)
Coordenação: Profª. Drª Morgana Claudia da Silva
14h00 – 15h45 – Palestra – CLCH
Tema: CONSTRUÇÃO DA CONVIVÊNCIA NA ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL
Palestrante: Profª Drª. Danila Di Pietro Zambianco (UNICAMP/Campinas)
Coordenação: Profª. Drª. Gisele Franco de Lima Santos
16h00 – Apresentação Artístico-Cultural
16h30 – 18h00 – Conferência de Encerramento – Anfiteatro CLCH
Tema: EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL NO BRASIL: DESENHOS E REDE DE POLÍTICAS
Conferencista: Profª Drª Claudia da Mota Darós Parente (UNESP/Marília)
Coordenação: Profª. Drª.Ângela Pereira Teixeira Victoria Palma – UEL
18h00 – Apresentação Artístico-Cultural
18h15 – Encerramento Oficial dos Eventos – Anfiteatro CLCH
ATENÇÃO
SOBRE AS COMUNICAÇÕES ORAIS
Cada trabalho terá um tempo máximo de 20 minutos, compreendidos: 15 minutos para apresentação e 5 minutos para discussão com a plenária.
As apresentações seguirão a ordem estabelecida sem a determinação do horário de seus inícios.
SOBRE OS TRABALHOS – POSTER/CARTAZ
Os trabalhos serão apresentados no pátio do CLCH ao lado do Anfiteatro Maior e fixados nos locais indicados pela numeração correspondente na Programação a partir das 08 horas, devendo ser retirados após as 10 horas do mesmo dia.
A fixação e a retirada dos Posteres/Cartazes serão de responsabilidade do(s) autor(es).
SOBRE A PLUBLICAÇÃO DOS ARTIGOS NOS ANAIS
Os Anais do CONPEF-2025 será disponibilizado até o dia 15 de julho. Correspondência serão enviadas para o e-mail do Inscrito no Evento quando da sua publicação.
SOBRE OS CERTIFICADOS
Todos os certificados, tanto de Congressistas Participantes como de Apresentadores de Trabalhos, serão emitidos, exclusivamente, on line. Cada inscrito receberá, no endereço eletrônico registrado na inscrição, um aviso para conferir informações e baixar o Certificado.
Observação: no caso de trabalho com mais de um autor o certificado e o aviso de liberação será enviado apenas para o autor que submeteu o trabalho no sistema.
SOBRE OS CURSOS
Todo Congressista receberá o crachá com o seu nome e o curso selecionado.
COMUNICAÇÕES ORAIS
Dia 28 de maio – Quarta-feira (8h30 às 12h)
Sala: 907 – – CEFE – UEL
Horário: 8h30 às 12h
Coordenação: Carolini Aparecida Oliveira Campanholi
Nº | TÍTULO DO TRABALHO / AUTORES |
1 | FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA A DOCÊNCIA COM JOGOS DE AVENTURA Elizandro Ricardo Cássaro, Giuliano Gomes de Assis Pimentel. |
2 | FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E A CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO Ângela Pereira Teixeira Victoria Palma, Ana Claudia Saladini, José Augusto Victoria Palma, Gabriel Gonçalves Freire |
3 | ESCOLHA DA FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA RELAÇÃO COM ESSE COMPONENTE CURRICULAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA Julio Cesar Bomfim Filho, Ângela Pereira Teixeira Victoria Palma. |
4 | PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2014-2024: DA EXPECTATIVA À REALIDADE, DA FORMAÇÃO À CARREIRA DOCENTE NA EDUCAÇÃO FÍSICA Carolini Aparecida Oliveira Campanholi. |
5 | A FORMAÇÃO DE PROFESSORES APRISIONADA: DISPUTA DE PROJETOS E A RESISTÊNCIA ATIVA PROPOSITIVA NA EDUCAÇÃO FÍSICA Sidnéia Flores Luz, Celi Nelza Zulke Taffarel, Matheus Lima de Santana |
6 | ENSINO SUPERIOR E FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR: PERCEPÇÕES DOCENTES A RESPEITO DA NOVA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA Lígia Estronioli de Castro, Rubens Venditti Júnior |
7 | AVALIAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR ATRAVÉS DE JOGOS: APLICAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA Bárbara Miola Galvão de Oliveira, Heitor Biscardin Vieira, Juliana Bayeux Dascal |
8 | A EDUCAÇÃO FÍSICA E A ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: ANÁLISE DOS FUNDAMENTOS E DE SUA IMPLEMENTAÇÃO NO BRASIL Pedro Lucas Moloni Moreira, Gisele F. L. Santos |
9 | O CAMPO DE EXPERIÊNCIA DO CORPO, GESTO E MOVIMENTO NA BNCC NA PRÉ-ESCOLA: UMA ANÁLISE DAS INTENCIONALIDADES EDUCATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NAS BRINCADEIRAS E INTERAÇÕES Rogério Clemilson Gois |
10 | ESPORTE NA UENP: UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA DO ESPORTE PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES Matheus Naironi da Silva Camargo, Silvia Bandeira da Silva Lima, Walcir Ferreira Lima, Flávia Évelin Bandeira Lima Valério |
Sala: 908 – CEFE – UEL
Horário: 8h30 às 12h
Coordenação: Ana Paula Franciosi
Nº | TÍTULO DO TRABALHO / AUTORES |
1 | ENSINO DO JOGO MANCALA NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS: ABORDAGENS PRÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA Ana Paula Franciosi, Walquiria Batista de Andrade |
2 | ENSINO DA DANÇA E OS TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA Adreicielli Yurika dos Anjos, Ângela Pereira Teixeira Victoria Palma |
3 | ENSINO DOS ESPORTES DE INVASÃO PARA O 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS: PROPOSIÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE HANDEBOL E TAPEMBOL Rafael Marques França, Aline Jardim da Silva, Carolina de Barros Pires, Naiara Gabriela Giufrida Azevedo, Ângela Pereira Teixeira Victoria Palma. |
4 | POSSIBILIDADES DE AMPLIAÇÃO DA JORNADA ESCOLAR COM ATLETISMO: EXPERIÊNCIAS EM MARINGÁ-PR NO ANO DE 2024 Krigor de Camargo Barela Faeda, Pamella Ondina de Moraes Cavalcanti, Vanessa Dalla Lasta Campana, Liliana Men, Giuliano Gomes de Assis Pimentel. |
5 | EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E “OS JOGOS E AS BRINCADEIRAS”: ENSINO DOS JOGOS ELETRÔNICOS PARA O 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Rafael Marques França, Leonardo Santos Silva, Tiago Lembi de Oliveira, Ângela Pereira Teixeira Victoria Palma. |
6 | O ENSINO DO BASQUETE DE RUA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA POSSIBILIDADE DE DEBATE SOBRE PRECONCEITO E RACISMO Érika Nishiiye Laperuta, Márcio Henrique Laperuta |
7 | PROJETO “MINHA QUEIMADA”: ALUNOS E ALUNAS PROTAGONISTAS Joyce Cristina Claro Menoti, Ademir Faria Pires, Ieda Parra Barbosa-Rinaldi |
8 | JOGO DE MATRIZ AFRICANA SHISIMA EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: RELATO DE EXPERIÊNCIA Victor Hugo Dos Santos Mendonça, Tiago Lembi Oliveira, Amanda Vanessa Souza Albertini, Rhyan Azevedo Camargo, Érika Nishiiye Laperuta, Ângela Pereira Teixeira Victoria Palma |
9 | 1.º FESTIVAL DE GINÁSTICA CEFE-UEL 2025: UMA ESTRATÉGIA ENVOLVENTE NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA Ana Paula Franciosi, Walquiria Batista de Andrade |
10 | O LESSON STUDY COMO FERRAMENTAS VALIOSAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA Jefferson Martins de Sousa, Rubiane Giovani Fonseca |
Sala: 912
Horário: 8h30 às 12h
Coordenação: Anderson Honorato
Nº | TÍTULO DO TRABALHO / AUTORES |
1 | ATLETISMO E EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL: EXPERIÊNCIA NO MUNICÍPIO DE MARINGÁ Gilson Firmino de Goes, Ieda Parra Barbosa Rinaldi |
2 | O ENSINO DA CAPOEIRA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I ANOS INICIAIS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA Gabriel Pires dos Santos |
3 | ORGANIZAÇÃO COLETIVA DE EVENTO ESPORTIVO NA ESCOLA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Débora Alves Guariglia, Mariane Lamin Francisquinho, Geisa Franco Rodrigues |
4 | AÇÃO PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA: PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO JOGO DAS 5 MARIAS, EXPERIÊNCIA NO PIBID Luis Henrique Soares, Thiago Aguiar Santos, Érika Nishiiye Laperuta, Ângela Pereira Teixeira Victoria Palma |
5 | POSSIBILIDADES DO BRINCAR NO ENSINO DA GINÁSTICA NA ESCOLA Eloisa Maria dos Santos Candido, Joyce Cristina Claro Menoti, Ademir Faria Pires, Ieda Parra Barbosa-Rinaldi |
6 | CONTRA UMA PRESENÇA AUSENTE: INVESTIGAÇÕES ACERCA DO CURRÍCULO DE EDUCAÇÃO FÍSICAS NOS ANOS INICIAIS Rezende I. S. R.; Alves M. P. |
7 | ESCOLA CÍVICO-MILITAR, CONSTRUÇÃO DE VALORES E AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA Marco Antonio de Lima Oliveira, Ana Cláudia Saladini |
8 | OLHAR DE UM ACADÊMICO SOBRE O ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO INSERIDO NA ATENÇÃO BÁSICA DE SAÚDE Jonatan Vicente Ferreira, Morgana Claudia da Silva |
9 | MOVIMENTO HUMANO, TOTALIDADE CORPORAL E SEMIÓTICA Gentil Bruno Ribeiro |
10 | COMPANHIA GÍMNICA DO DEF-UEM COMO UNIDADE CURRICULAR DA EXTENSÃO: NOVAS DIRETRIZES, CAMINHOS JÁ CONHECIDOS Deisy de Oliveira Silva-Brandão e Ieda Parra Barbosa-Rinaldi |
Sala: 913 – CEFE -UEL
Horário: 8h30 às 12h
Coordenação: Gabriel Gonçalves Freire e Bianca E. Ilkiu França
Nº | TÍTULO DO TRABALHO / AUTORES |
1 | CONCEPÇÃO DE AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: O QUE PENSAM OS PROFESSORES? Tatiane Aparecida Cruz, Ângela Pereira Teixeira Victoria Palma. |
2 | A EDUCAÇÃO FÍSICA E O DESENVOLVIMENTO MORAL: UM PANORAMA HISTÓRICO Bianca Emanuele Ilkiu França |
3 | INDICADORES PARA O ENSINO DE SABERES DA EDUCAÇÃO FÍSICA QUE PROMOVAM APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS Simone Cristina Silva Romanha, Ângela Pereira Teixeira Victoria Palma |
4 | AVALIAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: ENSINO E APRENDIZAGEM DA DANÇA Nathalia Soares Rodrigues, Ana Cláudia Saladini |
5 | DESEMPENHO DAS HABILIDADES LOCOMOTORAS ENTRE MENINOS E MENINAS DE SETE A DEZ ANOS Daniele Ferreira Viçoso, Arthur Sugayama Hirayama, Beatriz Dunzer Franco de Oliveira, Vinicyus Lopes Kastelic Rocha de Noronha, Alessandra Beggiato Porto |
6 | AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES NA FORMAÇÃO INICIAL Victória Pedrão Lonardoni, Ana Cláudia Saladini |
7 | ENSINO DAS POSIÇÕES INVERTIDAS DA GINÁSTICA E O PROCESSO AVALIATIVO Julia Araújo Rodrigues dos Santos, Julia Bueno Melo, Gabriel Gonçalves Freire |
8 | POSSIBILIDADES DE PRÁTICAS AVALIATIVAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O CONTEÚDO DANÇAS URBANAS Juliana Araujo da Silva, Ana Cláudia Saladini |
9 | EDUCAÇÃO FÍSICA E SAÚDE: PLANEJAMENTO, ENSINO E AVALIAÇÃO EM TURMAS DO FUNDAMENTAL I, UM TRABALHO COLABORATIVO DO PROGRAMA PIBID Gabriela Silva de Moraes , Lourenço Bianchini Rodrigues, Érika Nishiiye Laperuta, Ângela Pereira Teixeira Victoria Palma |
Sala: 915
Horário: 8h30 às 12h
Coordenação: Flávia Shimanski e Carla Cristiane da Silva
Nº | TÍTULO DO TRABALHO / AUTORES |
1 | DOUTORADO SANDUÍCHE NA UNIVERSIDADE DE DEUSTO – ESPANHA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Matheus Chiconato Borges |
2 | A TEORIA HISTÓRICO CRÍTICA NAS PÁGINAS DA REVISTA PENSAR A PRÁTICA: REVISÃO SISTEMÁTICA DOS ARTIGOS PUBLICADOS PELA REVISTA ENTRE 1998-2023 Giulianna Cynara Vaz de Lima da Silva, Carla Cristiane da Silva, Morgana Claudia da Silva, Antonio Geraldo Magalhães Gomes Pires |
3 | EDUCAÇÃO NO BRASIL A PARTIR DOS ANOS 1990: A MERCANTILIZAÇÃO DO ENSINO BRASILEIRO Jean Alexir dos Santos, Denise Maria Fank de Almeida. |
4 | JOGOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS NO AMBIENTE ESCOLAR E SUA RELEVÂNCIA CULTURAL E EDUCACIONAL Vilmar Rodrigues dos Santos |
5 | DESENVOLVIMENTO MOTOR, TEMPO DE TELA E COMPETÊNCIA MOTORA: UMA REVISÃO DE LITERATURA Gabriela Silva de Moraes, Lourenço Bianchini Rodrigues, Alessandra Beggiato Porto |
6 | DO YAPO AOS CARANGUEJINHOS: AS BRINCADEIRAS CANTADAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL Amanda Barbosa dos Reis, Gabriel Gonçalves Freire |
7 | ROUSSEAU: A CONCEPÇÃO DE “CORPO” NA OBRA DE “EMÍLIO OU DA EDUCAÇÃO” André Lima Ferreira |
8 | A EDUCAÇÃO FÍSICA NA VIDA DOS ESTUDANTES AO FINAL DO ENSINO MÉDIO Thiago Aguiar dos Santos, Fernando Pereira Cândido |
9 | ROUSSEAU: A CONCEPÇÃO DE “EXERCÍCIOS FÍSICOS” NA OBRA “EMÍLIO OU DA EDUCAÇÃO” André Lima Ferreira |
10 | TEMPO EM TELAS VERSUS O TEMPO DE BRINCAR NA NATUREZA DURANTE A INFÂNCIA DO SÉCULO XXI: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA COM DESFECHO NAS FUNÇÕES EXECUTIVAS Lourenço Bianchini Rodrigues, Gabriela Silva de Moraes, Larissa Daniela Costa de Azevedo, Thiago de Souza Gnatkowski, Emerson José Venancio, Carla Cristiane Silva |
Dia 29 de maio – Quinta-feira (8h30 às 9h45)
Sala: 908 – CEFE – UEL
Horário: 8h30 – 9h45
Coordenação: Carolini Aparecida Oliveira Campanholi
Nº | TÍTULO DO TRABALHO / AUTORES |
1 | EXPÊRIENCIA AAI: OLHAR SOBRE O PROCESSO DE OBSERVAÇÃO NA ESCOLA Jessica Trindade dos Santos, Lucas Josué Silva da Rosa, Morgana Claudia da Silva |
2 | A BRINQUEDOTECA COMO PROPOSTA METODOLÓGICA NA EDUCAÇÃO INTEGRAL – EDUCAÇÃO FÍSICA E SENSIBILIZAÇÃO Andréa Scomparin |
3 | AUTOESTIMA, INTERNET E EDUCAÇÃO FÍSICA: RELAÇÕES COM O CONCEITO DE CORPOREIDADE Carolini Aparecida Oliveira Campanholi, Gabriely Vieira Dos Santos. |
4 | A RECREAÇÃO INFANTIL E A EDUCAÇÃO FÍSICA: UM OLHAR ACERCA DA LUDICIDADE Evelyn Mayra Ventura do Nascimento, Cinthia Magda Fernandes Ariosi, Paulo Roberto Brancatti |
Sala: 910 – CEFE – UEL
Horário: 8h30 – 9h45
Coordenação: Ademir de Freitas
Nº | TÍTULO DO TRABALHO / AUTORES |
1 | INFLUÊNCIA DO DESENVOLVIMENTO MOTOR NO DESEMPENHO ACADÊMICO DE ESCOLARES DO 4º E 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Bianca de Oliveira Kanasiro Mazzuchelli, Silvia Bandeira da Silva Lima, Walcir Ferreira Lima, Flávia Évelin Bandeira Lima Valério |
2 | EDUCAÇÃO FÍSICA DA ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL: AMPLIAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS CORPORAIS E FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES Ana Paula Franciosi, Walquiria Batista de Andrade |
3 | RECREIO FELIZ: JOGOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS NO RECREIO ORIENTADO Juliana Aline Sanches Dell’agnolo, Walcir Ferreira Lima, Flávia Évelin Bandeira Lima Valério, Silvia Bandeira da Silva Lima |
4 | MALABARES COMO EXPRESSÃO E CONSCIENTIZAÇÃO CORPORAL Ana Paula Franciosi, Walquiria Batista de Andrade |
Sala: 912
Horário: 8h30 – 9h45
Coordenação: Walquíria Batista de Andrade
Nº | TÍTULO DO TRABALHO / AUTORES |
1 | PARA ALÉM DO TEMPO ESTENDIDO: A EDUCAÇÃO FÍSICA E A CONSTRUÇÃO DE SABERES DA ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL Walquíria Batista de Andrade, Ana Paula Franciosi |
2 | ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO ATRAVÉS DA AVALIAÇÃO DOS CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO 1° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE CAMBÉ/PARANÁ Paulo Henrique Barbará, Augusto Cesinando de Carvalho |
3 | AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE BRINCADEIRAS E JOGOS DE MATRIZ INDÍGENA E AFRICANA Amanda Viana Rodrigues de Oliveira, Beatriz Dunzer Franco Oliveira, Erica Maroldi Prado, Ângela Pereira Teixeira Victoria Palma |
4 | O HÓQUEI COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: INCLUSÃO, CRIATIVIDADE E PENSAMENTO CRÍTICO Walquiria Batista de Andrade, Ana Paula Franciosi |
Sala: 913 – CEFE – UEL
Horário: 8h30 – 9h45
Coordenação: Joyce Claro Menotti
Nº | TÍTULO DO TRABALHO / AUTORES |
1 | EDUCAÇÃO ESPORTIVA EM ESPAÇOS NÃO-FORMAIS: EPISTEMOLOGIA GENÉTICA NA CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EMANCIPADORAS Reginaldo dos Reis Pereira, Ângela Pereira Teixeira Victoria Palma. |
2 | EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E A “CULTURA CORPORAL DE MOVIMENTO E A SAÚDE”: TEMATIZANDO A ATIVIDADE FÍSICA E O EXERCÍCIO FÍSICO PARA O 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Rafael Marques França |
3 | ESPORTE EDUCACIONAL NA UENP: INICIAÇÃO ESPORTIVA, DIVERSIFICAÇÃO MOTORA E INCLUSÃO COMO PILARES PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO Giulia Capasso e Silva, Bianca de Oliveira Kanasiro Mazzuchelli, Mariane Aparecida Coco Silvia Bandeira da Silva, Lima Walcir Ferreira Lima, Flávia Évelin Bandeira Lima Valério |
4 | AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO ´FISICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: ESTADO DA ARTE E CONSTRUÇÃO DE PROCEDIMENTOS Rafael Marques, Alan Paulo dos Santos, Angela Pereira Teixeira Victoria Palma |
Sala: 914 – – CEFE – UEL
Horário: 8h30 – 9h45
Coordenação: Anderson Honorato
Nº | TÍTULO DO TRABALHO / AUTORES |
1 | PROGRAMA DE EXTENSÃO MINI-TÊNIS COMO FERRAMENTA DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL: SAÚDE, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM CONTEXTOS DIVERSIFICADOS (UENP, 2015-2024) Kauê dos Santos Seramim, Walcir Ferreira Lima, Silvia Bandeira da Silva Lima, Flávia Évelin Bandeira Lima Valério |
2 | HANDEBOL LEGAL: EDUCAÇÃO, CIDADANIA E VIDA – INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA COM O HANDEBOL NA EDUCAÇÃO BÁSICA Nádia Maria Pronko, Silvia Bandeira da Silva Lima, Flávia Évelin Bandeira Lima Valério, Yasmin Caroline Nunes da Rosa Pereira, Wellington Carlos de Lima, Walcir Ferreira Lima |
3 | ESPORTE EDUCACIONAL ALÉM DA ESCOLA: EFEITOS DE UM PROGRAMA DE INICIAÇÃO ESPORTIVA NO DESENVOLVIMENTO FÍSICO-MOTOR DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES Joice Amadeu Mendes, Silvia Bandeira da Silva Lima, Walcir Ferreira Lima, Flávia Évelin Bandeira Lima Valério |
4 | EDUCAÇÃO FÍSICA NA VIDA DOS ESTUDANTES AO FINAL DO ENSINO MÉDIO Thiago Aguiar dos Santos, Fernando Pereira Candido |
Sala: 915 – CEFE – UEL
Horário: 8h30 – 9h45
Coordenação: Juliana Bayeux Dascal
Nº | TÍTULO DO TRABALHO / AUTORES |
1 | APLICAÇÃO DO TGMD-3 EM ESCOLAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA Leticia Suzukawa Coutinho Olavo, Thales Kouki Ishikawa, Bruno Barbosa Amstalden, Juliana Bayeux Dascal |
2 | DIFICULDADES MOTORAS NA INFÂNCIA: UM ESTUDODE CASO Tamires Giovana da Silva, Stéfany Gabriel, Maria Eduarda Clepachs, Naiara Gabriela Giufrida Azevedo, Dalberto Luiz De Santo, Josiane Medina Papst |
3 | A AETE COMO ESPAÇO DE (RE)SIGNIFICAÇAO DO ESPORTE ESCOLAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Anísio Calciolari Jr |
4 | VIVÊNCIAS DE JOGOS TRADICIONAIS COMO CONTEÚDO EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Giulianna Cynara Vaz de Lima da Silva. |
POSTERES/CARTAZES
Dia 30 de maio – Sexta-feira (8h30 às 9h45)
ORIENTAÇÕES GERAIS AO AUTORES/EXPOSITORES
Os trabalhos serão apresentados no pátio do CLCH ao lado do Anfiteatro Maior e fixados nos Painéis nos locais indicados pela numeração correspondente a partir das 08 horas, devendo ser retirados após as 10 horas do mesmo dia. A fixação e a retirada serão de responsabilidade dos autores.
—————————————————————————————————————————–
Horário: 8h30 – 9h45
Local: Pátio em frente ao Anfiteatro CLCH
Coordenação:
ORD | TÍTULO DO TRABALHO / AUTORES |
1 | CONVIVÊNCIA E EDUCAÇÃO FÍSICA: PROFESSORES, JOVENS, PRECONCEITO Daniel Rodrigo Pereira Veras, Ana Maria Falcão de Aragão |
2 | A INSERÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA PEDAGOGIA SOCIAL Desirée Susanne Florentino de Oliveira, Ana Cláudia Saladini |
3 | FORMAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA PESQUISA DE CAMPO Victor Filipe Avelino das Merces, Maria Júlia Levorato de Souza, Miguel de Souza Lula Sanches, Ângela Pereira Teixeira Victoria Palma |
4 | EDUCAÇÃO PARA ALÉM DA FALA (LIBRAS): UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE FUTUROS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA Marco Antônio de Lima Oliveira, Iago Corrêa Teles, Michelle do Nascimento Gobetti, Gisele Franco de Lima Santos |
5 | CONCEPÇÕES DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NA ESCOLA Ana Carolina Pereira, Ângela Pereira Teixeira Victoria Palma |
6 | ENSINO DA PIRÂMIDE HUMANA NO ENSINO FUNDAMENTAL Ana Angélica C. de O. Puppin, Helli Faria Ferreira Risso, Cassia Heloise Abdo Morais, Gisele Franco de Lima Santos |
7 | ESCALADA BOULDER NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA EXPERIÊNCIA NO PIBID Cassia Heloise Abdo Morais, Helli Faria Ferreira Risso, Ana Angélica Carvalho de Oliveira Puppin, Gisele Franco de Lima Santos |
8 | JUDÔ E CULTURA COMO ESTRATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO INTEGRAL: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO KODOMO-SAN NO SCFV Juan Guilherme Gomes |
9 | INFLUÊNCIAS DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ORIENTADAS PELA LEI 5692/71 NA VIDA ATIVA DE PESSOAS COM MAIS DE 49 ANOS Ian Gabriel Lima Santos, Ângela Pereira Teixeira Victoria Palma |
10 | A CONCEPÇÃO SOBRE AQUECIMENTO CORPORAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA CIDADE DE LONDRINA – REDE ESTADUAL Tiago Lembi de Oliveira, Marilene Cesário |
11 | AVALIAÇÕES DAS FUNÇÕES EXECUTIVAS E HABILIDADES INICIAIS DE ALFABETIZAÇÃO DO PROJETO KALULU: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Ana Angélica Carvalho de Oliveira Puppin, Larissa Daniela Costa de Azevedo, Sabrina Barbosa de Oliveira, Lourenço Bianchini Rodrigues, Gabriela Silva de Moraes, Carla Cristiane Silva |
12 | JOGOS DE TABULEIRO COMO FERRAMENTA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA Amanda Gabriely Rocha Cordeiro, Jonatas Batista de Souza, Giulia Gloor Kogawa, Renata Fernanda da Silva, Gisele Franco de Lima Santos |
13 | ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA E A UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS Larissa Daniela Costa de Azevedo, Ângela Pereira Teixeira Victoria Palma, Érica Maroldi Prado |
14 | ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: RELATO DE EXPERIÊNCIAS NA ESCOLA MUNICIPAL CARLOS KRAEMER E CEEBJA HERBERT DE SOUZA André Lima Ferreira, João Vitor Brito.R. Oliveira, Marilene Cesário |
15 | ATIVIDADES RECREATIVAS, EDUCAÇÃO FÍSICA E SAÚDE: UMA LIGAÇÃO DE SUCESSO NA EDUCAÇÃO INFANTIL Gabriel Cani dos Anjos, Joyce dos Santos, Luiza da Conceição Daré de Souza, Vinicius da Silva Freitas, Frank Cardoso, José Roberto Gonçalves de Abreu |
16 | RECREAÇÃO ESCOLAR: ESTIMULANDO A SAÚDE, APRENDIZAGEM E O DESENVOLVIMENTO MOTOR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Erique Brito, Mariana Ferreira Honorato Silva, Vinicius da Silva, Freitas Frank Cardoso, José Roberto Gonçalves de Abreu |
17 | OLIMPÍADAS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL: UMA EXPERIÊNCIA SIGNIFICATIVA PARA “ESTUDANTES” Gustavo Viana de Oliveira, Ângela Pereira Teixeira Victoria Palma, Joana Luisa Silva Mendonca De Angelo |
18 | MOVIMENTO E SAÚDE: UMA EXPERIÊNCIA PIBIDIANA COM A DANÇA Amanda Viana Rodrigues de Oliveira, Gustavo Viana de Oliveira, Érica Maroldi Prado, Ângela Pereira Teixeira Victoria Palma |
19 | FORMAÇÃO E ATUAÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA ANÁLISE DA PERSPECTIVA DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO Júlia Lourenço Santos, Julia Araújo Rodrigues dos Santos, Ângela Pereira Teixeira Victoria Palma |
20 | CONSCIÊNCIA E PRÁTICA DAS REGRAS DO JOGO DE FUTEBOL PELAS CRIANÇAS Gustavo de Aguiar Luz, Ana Cláudia Saladini |
21 | DA QUEIMADA DRAGÃO À SLIME QUEIMADA: PROTAGONISMO INFANTIL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA João Vitor de Oliveira Marcelino, Otavio Murilo Prado Cordeiro, Amanda Gabriely Rocha Cordeiro, Gabriel Gonçalves Freire, Gisele Franco de Lima Santos |
22 | PLATAFORMA QUIZIZZ – ROMPENDO BARREIRAS PARA UM ENSINO MAIS QUALITATIVO: UMA POSSIBILIDADE AVALIATIVA AOS ESTUDANTES SURDOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA Iago Corrêa Teles, Ana Lívia Alves Camargo, Desirée Susanne Florentino de Oliveira, Marco Antonio de Lima Oliveira, Paulo Izaac Nunes de Sousa, Michelle do Nascimento Gobetti, Gisele Franco de Lima Santos |
23 | OFICINA DE GINÁSTICA: APROXIMAÇÃO ENTRE ESCOLA E UNIVERSIDADE PÚBLICA Marco Antonio de Lima Oliveira, Davi Gabriel de Oliveira Martin, Douglas de Oliveira Batirola, Iago Corrêa Teles |
24 | JAN KEN PO: ALTERNATIVA DE ENSINO PARA UM JOGO JÁ CONHECIDO Luiz Gustavo Siena Alves, Julia Araújo Rodrigues dos Santos, Julia Bueno Melo, Gabriel Gonçalves Freire, Gisele Franco de Lima Santos |
25 | AVALIAÇÃO MOTORA INFANTIL: EXPERIÊNCIAS E APRENDIZADO NO PROJETO INTERVENÇÃO MOTORA EXTRACURRICULAR – CRIANÇAS EM MOVIMENTO Tamires Giovana da Silva, Maria Eduarda Clepachs, Stéfany Gabriel, Naiara Gabriela Giufrida Azevedo, Maria Julia Levorato de Souza, Prof. Dra. Josiane Medina Papst |
26 | AVALIAÇÃO ANTROPOMÉTRICA: EM BUSCA DO PAPEL DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR Julia Bueno Melo, Gabriel Gonçalves Freire |
27 | IMPLICAÇÕES DO PARADIGMA SISTÊMICO PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR Yasmim Barbosa dos Reis, Rafaela Zortea Fernandes Costa, Dalberto Luiz de Santo, Edison de Jesus Manoel |
28 | AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: O QUE OS PROFESSORES ENSINAM E O QUE OS ESTUDANTES APRENDEM Gabriela Silva de Moraes, Ana Cláudia Saladini |
29 | O ENSINO DO TAPEMBOL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Gabriel Pires dos Santos |
30 | RPG NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Miguel de Souza Lula Sanches, Carolina de Faria Lavorato, Bruno Luan Vilela Fini, Luiz Gustavo Siena Alves, Gabriel Gonçalves Freire, Gisele Franco de Lima Santos |
31 | JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA Victória Pedrão Lonardoni, Tatiane Aparecida Cruz, Helli Faria Ferreira Risso, Gisele Franco de Lima Santos |
32 | O IMPACTO DA INATIVIDADE DURANTE A INFÂNCIA NA SAÚDE MENTAL: A CONEXÃO ENTRE SEDENTARISMO E DISTÚRBIOS PSIQUIÁTRICOS PRECOCES Luiz Felipe Gomes de Lima, Vinicius da Silva Freitas Frank Cardoso, José Roberto Gonçalves de Abreu |
33 | CREF E A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR – UMA INTERVENÇÃO PELA QUALIDADE NA EDUCAÇÃO Igor Mangaravite, Lucas Rodrigues Franco, Raquel Rangel Reis, Vinicius da Silva Freitas, Frank Cardoso, José Roberto Gonçalves de Abreu |
34 | O PAPEL DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DOS ALUNOS Vanessa Piaza Baptista Cerqueira, Simone Cristina S. Romanha, Thiago Aguiar Dos Santos |
35 | PRÁTICAS CORPORAIS NAS AÇÕES MUNICIPAIS DE LONDRINA: TRAJETÓRIA HISTÓRICA ESCOLAR Matheus Chiconato Borges, Tony Honorato |
36 | AS CONCEPÇÕES DE CORPO E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR Miguel de Souza Lula Sanches, Gabriel Gonçalves Freire |
37 | RECREAÇÃO E SAÚDE NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Josué Kalebi Alves de Almeida, Larissa Aires Dias, Vinicius da Silva Freitas, Frank Cardoso, José Roberto Gonçalves de Abreu |
CURSOS
Dia 28 e 29 de maio de 2025 Quarta-feira e Quinta-feira
LOCAL – CEFE
Horário: 14h00 às 18h00
Coordenação Geral:
Profª. Drª. Karina de Toledo Araujo
Prof. Dr. Anísio Caciolari Junior
Sala/ Local | CURSOS – MINISTRANTES |
907 | C01- ESPORTES ADAPTADOS NO AMBIENTE ESCOLAR: PROBLEMATIZAÇÃO, PROPOSTAS E ATIVIDADES Ariani Braga Almeida Marco Antonio de Lima Oliveira Pedro Rosiel Carvalho Martins |
908 | C02- A AVENTURA DE ENSINAR ORIENTAÇÃO NA ESCOLA Denise Correa da Luz Helli Faria Ferreira Risso |
910 | C03- INCLUSÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: DO ACOLHIMENTO À AVALIAÇÃO Elisangela Blumer Meneghin Ferreira |
909 | C04- MICROAVENTURAS O CAMINHO DAS PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA NA ESCOLA: JOGOS, BRINCADEIRAS, MAQUETES, MINIATURAS E LUDICIDADE Elizandro Ricardo Cássaro |
914 | C05- ESCOLARIZAÇÃO DA AVENTURA NA ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL Giuliano Gomes de Assis Pimentel |
912 | C06- UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE OOMAP PARA CONFECCIONAR MAPAS PARA O ENSINO DA CORRIDA DE ORIENTAÇÃO NA ESCOLA Rogerio Campos |
901 | C07- EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: O ENSINO DO ESPORTE AO LONGO DO ENSINO FUNDAMENTAL Luciano André Pizi Priscila Aparecida Silva de Oliveira Rafael Marques França |
913 | C08- JOGOS REDUZIDOS E MODIFICADOS PARA O ENSINO DE ESPORTES COLETIVOS NO ENSINO FUNDAMENTAL – SÉRIES INICIAIS Thiago Aguimar de Freitas Érica Maroldi Prado |
904 | C09- ENSINO DA GINÁSTICA NA PERSPECTIVA DA MOTRICIDADE HUMANA Ana Maria Pereira Carla Cristiane da Silva Marilene Cesário |
915 | C10- AVALIAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL: POSSIBILIDADES E SUGESTÕES Joana Luisa Silva Mendonça de Angelo Marizete Rozilda Bahia de Seixas Gabriel Gonçalves Freire Flavia Regina Schimanski dos Santos |
933 | C11- BNCC – BODY, NETWORKS, CODE, CHANGE: EDUCAÇÃO FÍSICA, TECNOLOGIAS, INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E A ESCOLA INTEGRAL Walquiria Batista de Andrade |
BOM CONPEF 2025 PARA TODOS NÓS!!!!!!!!!!!!!!!
