CONPEF 2025 – PROGRAMAÇÃO OFICIAL

PROGRAMA OFICIAL

27 a 30 DE MAIO

TEMA

ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL E O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Dia 27 de maio – Terça-feira

18:30 – Entrega do material – Anfiteatro CLCH

19:30 – Abertura Oficial– Anfiteatro CLCH

Apresentação Artístico-Cultural

20:00 – Conferência de Abertura– Local – CLCH

Tema: ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOCENTE

Conferencista: Profª Drª. Jaqueline Moll – (UFRGS)

Coordenação: Profª. Drª.Ângela Pereira Teixeira Victoria Palma – UEL

Dia 28 de maio – Quarta-feira

8h30 – 12h00 – Apresentação de trabalhos – Comunicação Oral

Local: CEFE – UEL

14h00 – 18h00 – Cursos/Oficinas – CEFE

18h00: Apresentação Artístico-Cultural

18h30 – 20h30 – Mesa Temática – Local CLCH

Tema: EDUCAÇÃO TECNOLOGICA E O MUNDO VIRTUAL: IMPACTOS, VANTAGENS E DESAFIOS

Palestrantes: Profª Drª. Catiana Leila Possamai Romanzini (UEL) e Prof. Dr. Pedro Paulo da Silva Ayrosa

Coordenação: Profª. Drª. Carla Cristiane da Silva – UEL

Dia 29 de maio – Quinta-feira

8h30 – 9h45 – Apresentação de trabalhos – Comunicação Oral

Local: CEFE – UEL

10h00 – 12h00 – Mesa TEMÁTICA – Local – CLCH

Tema: ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL: A REALIDADE E AS POSSIBILIDADES

Palestrantes:

Prof. Ms. Gilson Firmino de Goes – SME-Maringá-Pr.

Prof. Ms. João Ortiz – SME-Londrina

Prof. Wesley Magalhães – Escola Every-Londrina

Coordenação: Prof. Dr. José Augusto Victoria Palma – LaPEF/UEL

14h00 – 18h00 – Cursos/Oficinas – CEFE

18h00 – Apresentação Artístico-Cultural

18h30 – 20h30 – Palestra – Local – CLCH

Tema: CYBERBULLYING: DESAFIOS E CUIDADOS NA ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL

Palestrante: Prof. Dr. Raul Alves de Souza (UNESP/Araraquara)

Coordenação: Profª. Drª. Ana Claudia Saladini – UEL

Dia 30 de maio – Sexta-feira

8h30 – 9h45 – Apresentação de Trabalhos – Cartazes

Local: Pátio em frente ao Anfiteatro CLCH

09h40 – Apresentação Artístico-Cultural

10h00 – 12h00 – Palestra – Local – CLCH

Tema:  FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL: LICENCIATURA E BACHARELADO

Palestrante: Prof. Dr. Eduard Angelo Bendrath (UEM/Ivaiporã)

Coordenação: Profª. Drª Morgana Claudia da Silva

14h00 – 15h45 – Palestra – CLCH

Tema: CONSTRUÇÃO DA CONVIVÊNCIA NA ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL

Palestrante: Profª Drª. Danila Di Pietro Zambianco (UNICAMP/Campinas)

Coordenação: Profª. Drª. Gisele Franco de Lima Santos

16h00 – Apresentação Artístico-Cultural

16h30 – 18h00 – Conferência de Encerramento – Anfiteatro CLCH

Tema: EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL NO BRASIL: DESENHOS E REDE DE POLÍTICAS

Conferencista: Profª Drª Claudia da Mota Darós Parente (UNESP/Marília)

Coordenação: Profª. Drª.Ângela Pereira Teixeira Victoria Palma – UEL

18h00 – Apresentação Artístico-Cultural

18h15 – Encerramento Oficial dos Eventos – Anfiteatro CLCH

ATENÇÃO

SOBRE AS COMUNICAÇÕES ORAIS

Cada trabalho terá um tempo máximo de 20 minutos, compreendidos: 15 minutos para apresentação e 5 minutos para discussão com a plenária.

As apresentações seguirão a ordem estabelecida sem a determinação do horário de seus inícios.

SOBRE OS TRABALHOS – POSTER/CARTAZ

Os trabalhos serão apresentados no pátio do CLCH ao lado do Anfiteatro Maior e fixados nos locais indicados pela numeração correspondente na Programação a partir das 08 horas, devendo ser retirados após as 10 horas do mesmo dia.

A fixação e a retirada dos Posteres/Cartazes serão de responsabilidade do(s) autor(es).

SOBRE A PLUBLICAÇÃO DOS ARTIGOS NOS ANAIS

Os Anais do CONPEF-2025 será disponibilizado até o dia 15 de julho. Correspondência serão enviadas para o e-mail do Inscrito no Evento quando da sua publicação.

SOBRE OS CERTIFICADOS

Todos os certificados, tanto de Congressistas Participantes como de Apresentadores de Trabalhos, serão emitidos, exclusivamente, on line. Cada inscrito receberá, no endereço eletrônico registrado na inscrição, um aviso para conferir informações e baixar o Certificado.

Observação: no caso de trabalho com mais de um autor o certificado e o aviso de liberação será enviado apenas para o autor que submeteu o trabalho no sistema.

SOBRE OS CURSOS

Todo Congressista receberá o crachá com o seu nome e o curso selecionado.

COMUNICAÇÕES ORAIS

Dia 28 de maio – Quarta-feira (8h30 às 12h)

Sala: 907 –  – CEFE – UEL

Horário: 8h30 às 12h

Coordenação: Carolini Aparecida Oliveira Campanholi

TÍTULO DO TRABALHO / AUTORES
1FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA A DOCÊNCIA COM JOGOS DE AVENTURA
Elizandro Ricardo Cássaro, Giuliano Gomes de Assis Pimentel.  
2FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E A CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO
Ângela Pereira Teixeira Victoria Palma, Ana Claudia Saladini, José Augusto Victoria Palma, Gabriel Gonçalves Freire
3ESCOLHA DA FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA RELAÇÃO COM ESSE COMPONENTE CURRICULAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Julio Cesar Bomfim Filho, Ângela Pereira Teixeira Victoria Palma.  
4PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2014-2024: DA EXPECTATIVA À REALIDADE, DA FORMAÇÃO À CARREIRA DOCENTE NA EDUCAÇÃO FÍSICA
Carolini Aparecida Oliveira Campanholi.  
5A FORMAÇÃO DE PROFESSORES APRISIONADA: DISPUTA DE PROJETOS E A RESISTÊNCIA ATIVA PROPOSITIVA NA EDUCAÇÃO FÍSICA
Sidnéia Flores Luz, Celi Nelza Zulke Taffarel, Matheus Lima de Santana  
6ENSINO SUPERIOR E FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR: PERCEPÇÕES DOCENTES A RESPEITO DA NOVA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Lígia Estronioli de Castro, Rubens Venditti Júnior  
7AVALIAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR ATRAVÉS DE JOGOS: APLICAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA 
Bárbara Miola Galvão de Oliveira, Heitor Biscardin Vieira, Juliana Bayeux Dascal  
8A EDUCAÇÃO FÍSICA E A ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: ANÁLISE DOS FUNDAMENTOS E DE SUA IMPLEMENTAÇÃO NO BRASIL
Pedro Lucas Moloni Moreira, Gisele F. L. Santos  
9O CAMPO DE EXPERIÊNCIA DO CORPO, GESTO E MOVIMENTO NA BNCC NA PRÉ-ESCOLA: UMA ANÁLISE DAS INTENCIONALIDADES EDUCATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NAS BRINCADEIRAS E INTERAÇÕES
Rogério Clemilson Gois  
10ESPORTE NA UENP: UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA DO ESPORTE PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES Matheus Naironi da Silva Camargo, Silvia Bandeira da Silva Lima, Walcir Ferreira Lima, Flávia Évelin Bandeira Lima Valério  


Sala: 908 – CEFE – UEL

Horário: 8h30 às 12h

Coordenação: Ana Paula Franciosi

TÍTULO DO TRABALHO / AUTORES
1ENSINO DO JOGO MANCALA NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS: ABORDAGENS PRÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA
Ana Paula Franciosi, Walquiria Batista de Andrade  
2ENSINO DA DANÇA E OS TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Adreicielli Yurika dos Anjos, Ângela Pereira Teixeira Victoria Palma  
3ENSINO DOS ESPORTES DE INVASÃO PARA O 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS: PROPOSIÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE HANDEBOL E TAPEMBOL
Rafael Marques França, Aline Jardim da Silva, Carolina de Barros Pires, Naiara Gabriela Giufrida Azevedo, Ângela Pereira Teixeira Victoria Palma.  
4POSSIBILIDADES DE AMPLIAÇÃO DA JORNADA ESCOLAR COM ATLETISMO: EXPERIÊNCIAS EM MARINGÁ-PR NO ANO DE 2024
Krigor de Camargo Barela Faeda, Pamella Ondina de Moraes Cavalcanti, Vanessa Dalla Lasta Campana, Liliana Men, Giuliano Gomes de Assis Pimentel.  
5EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E “OS JOGOS E AS BRINCADEIRAS”: ENSINO DOS JOGOS ELETRÔNICOS PARA O 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Rafael Marques França, Leonardo Santos Silva, Tiago Lembi de Oliveira, Ângela Pereira Teixeira Victoria Palma.  
6O ENSINO DO BASQUETE DE RUA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA POSSIBILIDADE DE DEBATE SOBRE PRECONCEITO E RACISMO 
Érika Nishiiye Laperuta, Márcio Henrique Laperuta  
7PROJETO “MINHA QUEIMADA”: ALUNOS E ALUNAS PROTAGONISTAS
Joyce Cristina Claro Menoti, Ademir Faria Pires, Ieda Parra Barbosa-Rinaldi  
8JOGO DE MATRIZ AFRICANA SHISIMA EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Victor Hugo Dos Santos Mendonça, Tiago Lembi Oliveira, Amanda Vanessa Souza Albertini, Rhyan Azevedo Camargo, Érika Nishiiye Laperuta, Ângela Pereira Teixeira Victoria Palma  
91.º FESTIVAL DE GINÁSTICA CEFE-UEL 2025: UMA ESTRATÉGIA ENVOLVENTE NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Ana Paula Franciosi, Walquiria Batista de Andrade  
10O LESSON STUDY COMO FERRAMENTAS VALIOSAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Jefferson Martins de Sousa, Rubiane Giovani Fonseca


Sala: 912

Horário: 8h30 às 12h

Coordenação: Anderson Honorato

TÍTULO DO TRABALHO / AUTORES
1ATLETISMO E EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL: EXPERIÊNCIA NO MUNICÍPIO DE MARINGÁ 
Gilson Firmino de Goes, Ieda Parra Barbosa Rinaldi  
2O ENSINO DA CAPOEIRA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I ANOS INICIAIS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Gabriel Pires dos Santos  
3ORGANIZAÇÃO COLETIVA DE EVENTO ESPORTIVO NA ESCOLA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Débora Alves Guariglia, Mariane Lamin Francisquinho, Geisa Franco Rodrigues  
4AÇÃO PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA: PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO JOGO DAS 5 MARIAS, EXPERIÊNCIA NO PIBID
Luis Henrique Soares, Thiago Aguiar Santos, Érika Nishiiye Laperuta, Ângela Pereira Teixeira Victoria Palma  
5POSSIBILIDADES DO BRINCAR NO ENSINO DA GINÁSTICA NA ESCOLA
Eloisa Maria dos Santos Candido, Joyce Cristina Claro Menoti, Ademir Faria Pires, Ieda Parra Barbosa-Rinaldi  
6CONTRA UMA PRESENÇA AUSENTE: INVESTIGAÇÕES ACERCA DO CURRÍCULO DE EDUCAÇÃO FÍSICAS NOS ANOS INICIAIS
Rezende I. S. R.; Alves M. P.  
7ESCOLA CÍVICO-MILITAR, CONSTRUÇÃO DE VALORES E AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA 
Marco Antonio de Lima Oliveira, Ana Cláudia Saladini  
8OLHAR DE UM ACADÊMICO SOBRE O ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO INSERIDO NA ATENÇÃO BÁSICA DE SAÚDE 
Jonatan Vicente Ferreira, Morgana Claudia da Silva  
9MOVIMENTO HUMANO, TOTALIDADE CORPORAL E SEMIÓTICA
Gentil Bruno Ribeiro  
10COMPANHIA GÍMNICA DO DEF-UEM COMO UNIDADE CURRICULAR DA EXTENSÃO: NOVAS DIRETRIZES, CAMINHOS JÁ CONHECIDOS
Deisy de Oliveira Silva-Brandão e Ieda Parra Barbosa-Rinaldi  


Sala: 913 – CEFE -UEL

Horário: 8h30 às 12h

Coordenação: Gabriel Gonçalves Freire e Bianca E. Ilkiu França

TÍTULO DO TRABALHO / AUTORES
1CONCEPÇÃO DE AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: O QUE PENSAM OS PROFESSORES?
Tatiane Aparecida Cruz, Ângela Pereira Teixeira Victoria Palma.  
2A EDUCAÇÃO FÍSICA E O DESENVOLVIMENTO MORAL: UM PANORAMA HISTÓRICO
Bianca Emanuele Ilkiu França
3INDICADORES PARA O ENSINO DE SABERES DA EDUCAÇÃO FÍSICA QUE PROMOVAM APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS 
Simone Cristina Silva Romanha, Ângela Pereira Teixeira Victoria Palma  
4AVALIAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: ENSINO E APRENDIZAGEM DA DANÇA
Nathalia Soares Rodrigues, Ana Cláudia Saladini  
5DESEMPENHO DAS HABILIDADES LOCOMOTORAS ENTRE MENINOS E MENINAS DE SETE A DEZ ANOS
Daniele Ferreira Viçoso, Arthur Sugayama Hirayama, Beatriz Dunzer Franco de Oliveira, Vinicyus Lopes Kastelic Rocha de Noronha, Alessandra Beggiato Porto  
6AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES NA FORMAÇÃO INICIAL
Victória Pedrão Lonardoni, Ana Cláudia Saladini  
7ENSINO DAS POSIÇÕES INVERTIDAS DA GINÁSTICA E O PROCESSO AVALIATIVO
Julia Araújo Rodrigues dos Santos, Julia Bueno Melo, Gabriel Gonçalves Freire  
8POSSIBILIDADES DE PRÁTICAS AVALIATIVAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O CONTEÚDO DANÇAS URBANAS
Juliana Araujo da Silva, Ana Cláudia Saladini  
9EDUCAÇÃO FÍSICA E SAÚDE: PLANEJAMENTO, ENSINO E AVALIAÇÃO EM TURMAS DO FUNDAMENTAL I, UM TRABALHO COLABORATIVO DO PROGRAMA PIBID 
Gabriela Silva de Moraes , Lourenço Bianchini Rodrigues, Érika Nishiiye Laperuta, Ângela Pereira Teixeira Victoria Palma  


Sala: 915

Horário: 8h30 às 12h

Coordenação: Flávia Shimanski e Carla Cristiane da Silva

TÍTULO DO TRABALHO / AUTORES
1DOUTORADO SANDUÍCHE NA UNIVERSIDADE DE DEUSTO – ESPANHA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Matheus Chiconato Borges  
2A TEORIA HISTÓRICO CRÍTICA NAS PÁGINAS DA REVISTA PENSAR A PRÁTICA: REVISÃO SISTEMÁTICA DOS ARTIGOS PUBLICADOS PELA REVISTA ENTRE 1998-2023
Giulianna Cynara Vaz de Lima da Silva, Carla Cristiane da Silva, Morgana Claudia da Silva, Antonio Geraldo Magalhães Gomes Pires  
3EDUCAÇÃO NO BRASIL A PARTIR DOS ANOS 1990: A MERCANTILIZAÇÃO DO ENSINO BRASILEIRO
Jean Alexir dos Santos, Denise Maria Fank de Almeida.  
4JOGOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS NO AMBIENTE ESCOLAR E SUA RELEVÂNCIA CULTURAL E EDUCACIONAL
Vilmar Rodrigues dos Santos  
5DESENVOLVIMENTO MOTOR, TEMPO DE TELA E COMPETÊNCIA MOTORA: UMA REVISÃO DE LITERATURA Gabriela Silva de Moraes, Lourenço Bianchini Rodrigues, Alessandra Beggiato Porto  
6DO YAPO AOS CARANGUEJINHOS: AS BRINCADEIRAS CANTADAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL
Amanda Barbosa dos Reis, Gabriel Gonçalves Freire  
7ROUSSEAU: A CONCEPÇÃO DE “CORPO” NA OBRA DE “EMÍLIO OU DA EDUCAÇÃO”
André Lima Ferreira  
8A EDUCAÇÃO FÍSICA NA VIDA DOS ESTUDANTES AO FINAL DO ENSINO MÉDIO
Thiago Aguiar dos Santos, Fernando Pereira Cândido  
9ROUSSEAU: A CONCEPÇÃO DE “EXERCÍCIOS FÍSICOS” NA OBRA “EMÍLIO OU DA EDUCAÇÃO”
André Lima Ferreira  
10TEMPO EM TELAS VERSUS O TEMPO DE BRINCAR NA NATUREZA DURANTE A INFÂNCIA DO SÉCULO XXI: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA COM DESFECHO NAS FUNÇÕES EXECUTIVAS
Lourenço Bianchini Rodrigues, Gabriela Silva de Moraes, Larissa Daniela Costa de Azevedo, Thiago de Souza Gnatkowski, Emerson José Venancio, Carla Cristiane Silva  


Dia 29 de maio – Quinta-feira (8h30 às 9h45)

Sala: 908 – CEFE – UEL

Horário: 8h30 – 9h45

Coordenação: Carolini Aparecida Oliveira Campanholi

TÍTULO DO TRABALHO / AUTORES
1EXPÊRIENCIA AAI: OLHAR SOBRE O PROCESSO DE OBSERVAÇÃO NA ESCOLA
Jessica Trindade dos Santos, Lucas Josué Silva da Rosa, Morgana Claudia da Silva  
2A BRINQUEDOTECA COMO PROPOSTA METODOLÓGICA NA EDUCAÇÃO INTEGRAL – EDUCAÇÃO FÍSICA E SENSIBILIZAÇÃO
Andréa Scomparin  
3AUTOESTIMA, INTERNET E EDUCAÇÃO FÍSICA: RELAÇÕES COM O CONCEITO DE CORPOREIDADE
Carolini Aparecida Oliveira Campanholi, Gabriely Vieira Dos Santos.  
4A RECREAÇÃO INFANTIL E A EDUCAÇÃO FÍSICA: UM OLHAR ACERCA DA LUDICIDADE 
Evelyn Mayra Ventura do Nascimento, Cinthia Magda Fernandes Ariosi, Paulo Roberto Brancatti  


Sala: 910 – CEFE – UEL

Horário: 8h30 – 9h45

Coordenação: Ademir de Freitas

TÍTULO DO TRABALHO / AUTORES
1INFLUÊNCIA DO DESENVOLVIMENTO MOTOR NO DESEMPENHO ACADÊMICO DE ESCOLARES DO 4º E 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Bianca de Oliveira Kanasiro Mazzuchelli, Silvia Bandeira da Silva Lima, Walcir Ferreira Lima, Flávia Évelin Bandeira Lima Valério  
2EDUCAÇÃO FÍSICA DA ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL: AMPLIAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS CORPORAIS E FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES
Ana Paula Franciosi, Walquiria Batista de Andrade  
3RECREIO FELIZ: JOGOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS NO RECREIO ORIENTADO 
Juliana Aline Sanches Dell’agnolo, Walcir Ferreira Lima, Flávia Évelin Bandeira Lima Valério, Silvia Bandeira da Silva Lima  
4MALABARES COMO EXPRESSÃO E CONSCIENTIZAÇÃO CORPORAL
Ana Paula Franciosi, Walquiria Batista de Andrade  


Sala: 912

Horário: 8h30 – 9h45

Coordenação: Walquíria Batista de Andrade

TÍTULO DO TRABALHO / AUTORES
1PARA ALÉM DO TEMPO ESTENDIDO: A EDUCAÇÃO FÍSICA E A CONSTRUÇÃO DE SABERES DA ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL
Walquíria Batista de Andrade, Ana Paula Franciosi  
2ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO ATRAVÉS DA AVALIAÇÃO DOS CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO 1° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE CAMBÉ/PARANÁ
Paulo Henrique Barbará, Augusto Cesinando de Carvalho  
3AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE BRINCADEIRAS E JOGOS DE MATRIZ INDÍGENA E AFRICANA
Amanda Viana Rodrigues de Oliveira, Beatriz Dunzer Franco Oliveira, Erica Maroldi Prado, Ângela Pereira Teixeira Victoria Palma  
4O HÓQUEI COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: INCLUSÃO, CRIATIVIDADE E PENSAMENTO CRÍTICO
Walquiria Batista de Andrade,  Ana Paula Franciosi  


Sala: 913 – CEFE – UEL

Horário: 8h30 – 9h45

Coordenação: Joyce Claro Menotti

TÍTULO DO TRABALHO / AUTORES
1EDUCAÇÃO ESPORTIVA EM ESPAÇOS NÃO-FORMAIS: EPISTEMOLOGIA GENÉTICA NA CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EMANCIPADORAS 
Reginaldo dos Reis Pereira, Ângela Pereira Teixeira Victoria Palma.  
2EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E A “CULTURA CORPORAL DE MOVIMENTO E A SAÚDE”: TEMATIZANDO A ATIVIDADE FÍSICA E O EXERCÍCIO FÍSICO PARA O 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Rafael Marques França  
3ESPORTE EDUCACIONAL NA UENP: INICIAÇÃO ESPORTIVA, DIVERSIFICAÇÃO MOTORA E INCLUSÃO COMO PILARES PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO
Giulia Capasso e Silva, Bianca de Oliveira Kanasiro Mazzuchelli, Mariane Aparecida Coco Silvia Bandeira da Silva, Lima Walcir Ferreira Lima, Flávia Évelin Bandeira Lima Valério  
4AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO ´FISICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: ESTADO DA ARTE E CONSTRUÇÃO DE PROCEDIMENTOS
Rafael Marques, Alan Paulo dos Santos, Angela Pereira Teixeira Victoria Palma  


Sala: 914 – – CEFE – UEL

Horário: 8h30 – 9h45

Coordenação: Anderson Honorato

TÍTULO DO TRABALHO / AUTORES
1PROGRAMA DE EXTENSÃO MINI-TÊNIS COMO FERRAMENTA DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL: SAÚDE, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM CONTEXTOS DIVERSIFICADOS (UENP, 2015-2024) 
Kauê dos Santos Seramim, Walcir Ferreira Lima, Silvia Bandeira da Silva Lima, Flávia Évelin Bandeira Lima Valério  
2HANDEBOL LEGAL: EDUCAÇÃO, CIDADANIA E VIDA – INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA COM O HANDEBOL NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Nádia Maria Pronko, Silvia Bandeira da Silva Lima, Flávia Évelin Bandeira Lima Valério, Yasmin Caroline Nunes da Rosa Pereira, Wellington Carlos de Lima, Walcir Ferreira Lima  
3ESPORTE EDUCACIONAL ALÉM DA ESCOLA: EFEITOS DE UM PROGRAMA DE INICIAÇÃO ESPORTIVA NO DESENVOLVIMENTO FÍSICO-MOTOR DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Joice Amadeu Mendes, Silvia Bandeira da Silva Lima, Walcir Ferreira Lima, Flávia Évelin Bandeira Lima Valério  
4EDUCAÇÃO FÍSICA NA VIDA DOS ESTUDANTES AO FINAL DO ENSINO MÉDIO
Thiago Aguiar dos Santos, Fernando Pereira Candido  


Sala: 915 – CEFE – UEL

Horário: 8h30 – 9h45

Coordenação: Juliana Bayeux Dascal

TÍTULO DO TRABALHO / AUTORES
1APLICAÇÃO DO TGMD-3 EM ESCOLAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Leticia Suzukawa Coutinho Olavo, Thales Kouki Ishikawa, Bruno Barbosa Amstalden, Juliana Bayeux Dascal  
2DIFICULDADES MOTORAS NA INFÂNCIA: UM ESTUDODE CASO
Tamires Giovana da Silva, Stéfany Gabriel, Maria Eduarda Clepachs, Naiara Gabriela Giufrida Azevedo, Dalberto Luiz De Santo, Josiane Medina Papst  
3A AETE COMO ESPAÇO DE (RE)SIGNIFICAÇAO DO ESPORTE ESCOLAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Anísio Calciolari Jr  
4VIVÊNCIAS DE JOGOS TRADICIONAIS COMO CONTEÚDO EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Giulianna Cynara Vaz de Lima da Silva.  


POSTERES/CARTAZES

Dia 30 de maio – Sexta-feira (8h30 às 9h45)

ORIENTAÇÕES GERAIS AO AUTORES/EXPOSITORES

Os trabalhos serão apresentados no pátio do CLCH ao lado do Anfiteatro Maior e fixados nos Painéis nos locais indicados pela numeração correspondente a partir das 08 horas, devendo ser retirados após as 10 horas do mesmo dia. A fixação e a retirada serão de responsabilidade dos autores.

—————————————————————————————————————————–

Horário: 8h30 – 9h45

Local: Pátio em frente ao Anfiteatro CLCH

Coordenação:

ORDTÍTULO DO TRABALHO / AUTORES
1CONVIVÊNCIA E EDUCAÇÃO FÍSICA: PROFESSORES, JOVENS, PRECONCEITO
Daniel Rodrigo Pereira Veras, Ana Maria Falcão de Aragão  
2A INSERÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA PEDAGOGIA SOCIAL
Desirée Susanne Florentino de Oliveira, Ana Cláudia Saladini  
3FORMAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA PESQUISA DE CAMPO
Victor Filipe Avelino das Merces, Maria Júlia Levorato de Souza, Miguel de Souza Lula Sanches, Ângela Pereira Teixeira Victoria Palma  
4EDUCAÇÃO PARA ALÉM DA FALA (LIBRAS): UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE FUTUROS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Marco Antônio de Lima Oliveira, Iago Corrêa Teles, Michelle do Nascimento Gobetti, Gisele Franco de Lima Santos  
5CONCEPÇÕES DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NA ESCOLA
Ana Carolina Pereira, Ângela Pereira Teixeira Victoria Palma  
6ENSINO DA PIRÂMIDE HUMANA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Ana Angélica C. de O. Puppin, Helli Faria Ferreira Risso, Cassia Heloise Abdo Morais, Gisele Franco de Lima Santos  
7ESCALADA BOULDER NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA EXPERIÊNCIA NO PIBID
Cassia Heloise Abdo Morais, Helli Faria Ferreira Risso, Ana Angélica Carvalho de Oliveira Puppin, Gisele Franco de Lima Santos  
8JUDÔ E CULTURA COMO ESTRATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO INTEGRAL: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO KODOMO-SAN NO SCFV Juan Guilherme Gomes  
9INFLUÊNCIAS DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ORIENTADAS PELA LEI 5692/71 NA VIDA ATIVA DE PESSOAS COM MAIS DE 49 ANOS
Ian Gabriel Lima Santos, Ângela Pereira Teixeira Victoria Palma  
10A CONCEPÇÃO SOBRE AQUECIMENTO CORPORAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA CIDADE DE LONDRINA – REDE ESTADUAL
Tiago Lembi de Oliveira, Marilene Cesário  
11AVALIAÇÕES DAS FUNÇÕES EXECUTIVAS E HABILIDADES INICIAIS DE ALFABETIZAÇÃO DO PROJETO KALULU: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Ana Angélica Carvalho de Oliveira Puppin, Larissa Daniela Costa de Azevedo, Sabrina Barbosa de Oliveira, Lourenço Bianchini Rodrigues, Gabriela Silva de Moraes, Carla Cristiane Silva  
12JOGOS DE TABULEIRO COMO FERRAMENTA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Amanda Gabriely Rocha Cordeiro, Jonatas Batista de Souza, Giulia Gloor Kogawa, Renata Fernanda da Silva, Gisele Franco de Lima Santos
13ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA E A UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
Larissa Daniela Costa de Azevedo, Ângela Pereira Teixeira Victoria Palma, Érica Maroldi Prado
14ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: RELATO DE EXPERIÊNCIAS NA ESCOLA MUNICIPAL CARLOS KRAEMER E CEEBJA HERBERT DE SOUZA
André Lima Ferreira, João Vitor Brito.R. Oliveira, Marilene Cesário
15ATIVIDADES RECREATIVAS, EDUCAÇÃO FÍSICA E SAÚDE: UMA LIGAÇÃO DE SUCESSO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Gabriel Cani dos Anjos, Joyce dos Santos, Luiza da Conceição Daré de Souza, Vinicius da Silva Freitas, Frank Cardoso, José Roberto Gonçalves de Abreu
16RECREAÇÃO ESCOLAR: ESTIMULANDO A SAÚDE, APRENDIZAGEM E O DESENVOLVIMENTO MOTOR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Erique Brito, Mariana Ferreira Honorato Silva, Vinicius da Silva, Freitas Frank Cardoso, José Roberto Gonçalves de Abreu
17OLIMPÍADAS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL: UMA EXPERIÊNCIA SIGNIFICATIVA PARA “ESTUDANTES”
Gustavo Viana de Oliveira, Ângela Pereira Teixeira Victoria Palma, Joana Luisa Silva Mendonca De Angelo
18MOVIMENTO E SAÚDE: UMA EXPERIÊNCIA PIBIDIANA COM A DANÇA
Amanda Viana Rodrigues de Oliveira, Gustavo Viana de Oliveira, Érica Maroldi Prado, Ângela Pereira Teixeira Victoria Palma
19FORMAÇÃO E ATUAÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA ANÁLISE DA PERSPECTIVA DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO
Júlia Lourenço Santos, Julia Araújo Rodrigues dos Santos, Ângela Pereira Teixeira Victoria Palma
20CONSCIÊNCIA E PRÁTICA DAS REGRAS DO JOGO DE FUTEBOL PELAS CRIANÇAS
Gustavo de Aguiar Luz, Ana Cláudia Saladini
21DA QUEIMADA DRAGÃO À SLIME QUEIMADA: PROTAGONISMO INFANTIL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
João Vitor de Oliveira Marcelino, Otavio Murilo Prado Cordeiro, Amanda Gabriely Rocha Cordeiro, Gabriel Gonçalves Freire, Gisele Franco de Lima Santos
22PLATAFORMA QUIZIZZ – ROMPENDO BARREIRAS PARA UM ENSINO MAIS QUALITATIVO: UMA POSSIBILIDADE AVALIATIVA AOS ESTUDANTES SURDOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Iago Corrêa Teles, Ana Lívia Alves Camargo, Desirée Susanne Florentino de Oliveira, Marco Antonio de Lima Oliveira, Paulo Izaac Nunes de Sousa, Michelle do Nascimento Gobetti, Gisele Franco de Lima Santos
23OFICINA DE GINÁSTICA: APROXIMAÇÃO ENTRE ESCOLA E UNIVERSIDADE PÚBLICA
Marco Antonio de Lima Oliveira, Davi Gabriel de Oliveira Martin, Douglas de Oliveira Batirola, Iago Corrêa Teles
24JAN KEN PO: ALTERNATIVA DE ENSINO PARA UM JOGO JÁ CONHECIDO Luiz Gustavo Siena Alves, Julia Araújo Rodrigues dos Santos, Julia Bueno Melo, Gabriel Gonçalves Freire, Gisele Franco de Lima Santos
25AVALIAÇÃO MOTORA INFANTIL: EXPERIÊNCIAS E APRENDIZADO NO PROJETO INTERVENÇÃO MOTORA EXTRACURRICULAR – CRIANÇAS EM MOVIMENTO
Tamires Giovana da Silva, Maria Eduarda Clepachs, Stéfany Gabriel, Naiara Gabriela Giufrida Azevedo, Maria Julia Levorato de Souza, Prof. Dra. Josiane Medina Papst
26AVALIAÇÃO ANTROPOMÉTRICA: EM BUSCA DO PAPEL DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Julia Bueno Melo, Gabriel Gonçalves Freire
27IMPLICAÇÕES DO PARADIGMA SISTÊMICO PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Yasmim Barbosa dos Reis, Rafaela Zortea Fernandes Costa, Dalberto Luiz de Santo, Edison de Jesus Manoel
28AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: O QUE OS PROFESSORES ENSINAM E O QUE OS ESTUDANTES APRENDEM
Gabriela Silva de Moraes, Ana Cláudia Saladini
29O ENSINO DO TAPEMBOL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Gabriel Pires dos Santos
30RPG NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Miguel de Souza Lula Sanches, Carolina de Faria Lavorato, Bruno Luan Vilela Fini, Luiz Gustavo Siena Alves, Gabriel Gonçalves Freire, Gisele Franco de Lima Santos
31JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA
Victória Pedrão Lonardoni, Tatiane Aparecida Cruz, Helli Faria Ferreira Risso, Gisele Franco de Lima Santos
32O IMPACTO DA INATIVIDADE DURANTE A INFÂNCIA NA SAÚDE MENTAL: A CONEXÃO ENTRE SEDENTARISMO E DISTÚRBIOS PSIQUIÁTRICOS PRECOCES
Luiz Felipe Gomes de Lima, Vinicius da Silva Freitas Frank Cardoso, José Roberto Gonçalves de Abreu
33CREF E A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR – UMA INTERVENÇÃO PELA QUALIDADE NA EDUCAÇÃO
Igor Mangaravite, Lucas Rodrigues Franco, Raquel Rangel Reis, Vinicius da Silva Freitas, Frank Cardoso, José Roberto Gonçalves de Abreu
34O PAPEL DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DOS ALUNOS
Vanessa Piaza Baptista Cerqueira, Simone Cristina S. Romanha, Thiago Aguiar Dos Santos
35PRÁTICAS CORPORAIS NAS AÇÕES MUNICIPAIS DE LONDRINA: TRAJETÓRIA HISTÓRICA ESCOLAR Matheus
Chiconato Borges, Tony Honorato
36AS CONCEPÇÕES DE CORPO E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Miguel de Souza Lula Sanches, Gabriel Gonçalves Freire
37RECREAÇÃO E SAÚDE NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Josué Kalebi Alves de Almeida, Larissa Aires Dias, Vinicius da Silva Freitas, Frank Cardoso, José Roberto Gonçalves de Abreu

CURSOS

Dia 28 e 29 de maio de 2025                                  Quarta-feira e Quinta-feira

LOCAL – CEFE

Horário: 14h00 às 18h00

Coordenação Geral:

Profª. Drª. Karina de Toledo Araujo

Prof. Dr. Anísio Caciolari Junior

Sala/ LocalCURSOS – MINISTRANTES
907  C01- ESPORTES ADAPTADOS NO AMBIENTE ESCOLAR: PROBLEMATIZAÇÃO, PROPOSTAS E ATIVIDADES
Ariani Braga Almeida
Marco Antonio de Lima Oliveira
Pedro Rosiel Carvalho Martins  
908  C02- A AVENTURA DE ENSINAR ORIENTAÇÃO NA ESCOLA
Denise Correa da Luz
Helli Faria Ferreira Risso  
910  C03- INCLUSÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: DO ACOLHIMENTO À AVALIAÇÃO
Elisangela Blumer Meneghin Ferreira  
909  C04- MICROAVENTURAS O CAMINHO DAS PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA NA ESCOLA: JOGOS, BRINCADEIRAS, MAQUETES, MINIATURAS E LUDICIDADE
Elizandro Ricardo Cássaro  
914  C05- ESCOLARIZAÇÃO DA AVENTURA NA ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL
Giuliano Gomes de Assis Pimentel  
912  C06- UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE OOMAP PARA CONFECCIONAR MAPAS PARA O ENSINO DA CORRIDA DE ORIENTAÇÃO NA ESCOLA
Rogerio Campos  
901  C07- EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: O ENSINO DO ESPORTE AO LONGO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Luciano André Pizi
Priscila Aparecida Silva de Oliveira
Rafael Marques França  
913  C08- JOGOS REDUZIDOS E MODIFICADOS PARA O ENSINO DE ESPORTES COLETIVOS NO ENSINO FUNDAMENTAL – SÉRIES INICIAIS
Thiago Aguimar de Freitas
Érica Maroldi Prado  
904  C09- ENSINO DA GINÁSTICA NA PERSPECTIVA DA MOTRICIDADE HUMANA
Ana Maria Pereira
Carla Cristiane da Silva
Marilene Cesário  
915  C10- AVALIAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL: POSSIBILIDADES E SUGESTÕES
Joana Luisa Silva Mendonça de Angelo
Marizete Rozilda Bahia de Seixas
Gabriel Gonçalves Freire
Flavia Regina Schimanski dos Santos  
933  C11- BNCC – BODY, NETWORKS, CODE, CHANGE: EDUCAÇÃO FÍSICA, TECNOLOGIAS, INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E A ESCOLA INTEGRAL
Walquiria Batista de Andrade  

BOM CONPEF 2025 PARA TODOS NÓS!!!!!!!!!!!!!!!