ARTIGOS APRESENTADOS

TITULO DO ARTIGO / AUTORES

1.º FESTIVAL DE GINÁSTICA CEFE-UEL 2025: UMA ESTRATÉGIA ENVOLVENTE NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Ana Paula Franciosi, Walquiria Batista de Andrade  
A EDUCAÇÃO FÍSICA E A ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: ANÁLISE DOS FUNDAMENTOS E DE SUA IMPLEMENTAÇÃO NO BRASIL
Pedro Lucas Moloni Moreira, Gisele F. L. Santos  
A EDUCAÇÃO FÍSICA E O DESENVOLVIMENTO MORAL: UM PANORAMA HISTÓRICO
Bianca Emanuele Ilkiu França
 
A EDUCAÇÃO FÍSICA NA VIDA DOS ESTUDANTES AO FINAL DO ENSINO MÉDIO
Thiago Aguiar dos Santos, Fernando Pereira Candido
 
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES APRISIONADA: DISPUTA DE PROJETOS E A RESISTÊNCIA ATIVA PROPOSITIVA NA EDUCAÇÃO FÍSICA
Sidnéia Flores Luz, Celi Nelza Zulke Taffarel, Matheus Lima de Santana
A TEORIA HISTÓRICO CRÍTICA NAS PÁGINAS DA REVISTA PENSAR A PRÁTICA: REVISÃO SISTEMÁTICA DOS ARTIGOS PUBLICADOS PELA REVISTA ENTRE 1998-2023
Giulianna Cynara Vaz de Lima da Silva, Carla Cristiane da Silva, Morgana Claudia da Silva
 
AÇÃO PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA: PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO JOGO DAS 5 MARIAS, EXPERIÊNCIA NO PIBID
Luis Henrique Soares, Thiago Aguiar Santos, Érika Nishiiye Laperuta, Ângela Pereira Teixeira Victoria Palma
 
ATLETISMO E EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL: EXPERIÊNCIA NO MUNICÍPIO DE MARINGÁ 
Gilson Firmino de Goes, Ieda Parra Barbosa Rinaldi
AUTOESTIMA, INTERNET E EDUCAÇÃO FÍSICA: RELAÇÕES COM O CONCEITO DE CORPOREIDADE
Carolini Aparecida Oliveira Campanholi, Gabriely Vieira Dos Santos
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES NA FORMAÇÃO INICIAL
Victória Pedrão Lonardoni, Ana Cláudia Saladini  
AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: ESTADO DA ARTE E CONSTRUÇÃO DE PROCEDIMENTOS
Rafael Marques, Alan Paulo dos Santos, Ângela Pereira Teixeira Victoria Palma
 
AVALIAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: ENSINO E APRENDIZAGEM DA DANÇA
Nathalia Soares Rodrigues, Ana Cláudia Saladini
 
AVALIAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR ATRAVÉS DE JOGOS: APLICAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA 
Bárbara Miola Galvão de Oliveira, Heitor Biscardin Vieira, Juliana Bayeux Dascal
 
COMPANHIA GÍMNICA DO DEF-UEM COMO UNIDADE CURRICULAR DA EXTENSÃO: NOVAS DIRETRIZES, CAMINHOS JÁ CONHECIDOS
Deisy de Oliveira Silva-Brandão, Ieda Parra Barbosa-Rinaldi
 
CONCEPÇÃO DE AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: O QUE PENSAM OS PROFESSORES?
Tatiane Aparecida Cruz, Ângela Pereira Teixeira Victoria Palma
CONTRA UMA PRESENÇA AUSENTE: INVESTIGAÇÕES ACERCA DO CURRÍCULO DE EDUCAÇÃO FÍSICAS NOS ANOS INICIAIS
Rezende I. S. R.; Alves M. P.
 
CONVIVÊNCIA E EDUCAÇÃO FÍSICA: PROFESSORES, JOVENS, PRECONCEITO
Daniel Rodrigo Pereira Veras, Ana Maria Falcão de Aragão
 
DESEMPENHO DAS HABILIDADES LOCOMOTORAS ENTRE MENINOS E MENINAS DE SETE A DEZ ANOS
Daniele Ferreira Viçoso, Arthur Sugayama Hirayama, Beatriz Dunzer Franco de Oliveira, Vinicyus Lopes Kastelic Rocha de Noronha, Alessandra Beggiato Porto
 
DESENVOLVIMENTO MOTOR, TEMPO DE TELA E COMPETÊNCIA MOTORA: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Gabriela Silva de Moraes, Lourenço Bianchini Rodrigues, Alessandra Beggiato Porto
 
DO YAPO AOS CARANGUEJINHOS: AS BRINCADEIRAS CANTADAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL
Amanda Barbosa dos Reis, Gabriel Gonçalves Freire
 
EDUCAÇÃO FÍSICA E SAÚDE: PLANEJAMENTO, ENSINO E AVALIAÇÃO EM TURMAS DO FUNDAMENTAL I, UM TRABALHO COLABORATIVO DO PROGRAMA PIBID
Gabriela Silva de Moraes, Lourenço Bianchini Rodrigues, Érika Nishiiye Laperuta, Ângela Pereira Teixeira Victoria Palma
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E “OS JOGOS E AS BRINCADEIRAS”: ENSINO DOS JOGOS ELETRÔNICOS PARA O 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Rafael Marques França, Leonardo Santos Silva, Tiago Lembi de Oliveira, Ângela Pereira Teixeira Victoria Palma
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E A “CULTURA CORPORAL DE MOVIMENTO E A SAÚDE”: TEMATIZANDO A ATIVIDADE FÍSICA E O EXERCÍCIO FÍSICO PARA O 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Rafael Marques França
 
EDUCAÇÃO NO BRASIL A PARTIR DOS ANOS 1990: A MERCANTILIZAÇÃO DO ENSINO BRASILEIRO
Jean Alexir dos Santos, Denise Maria Fank de Almeida
ENSINO DA DANÇA E OS TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Adreicielli Yurika dos Anjos, Ângela Pereira Teixeira Victoria Palma
 
ENSINO DA PIRÂMIDE HUMANA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Ana Angélica C. de O. Puppin, Helli Faria Ferreira Risso, Cassia Heloise Abdo Morais, Gisele Franco de Lima Santos
 
ENSINO DAS POSIÇÕES INVERTIDAS DA GINÁSTICA E O PROCESSO AVALIATIVO
Julia Araújo Rodrigues dos Santos, Julia Bueno Melo, Gabriel Gonçalves Freire  
ENSINO DO JOGO MANCALA NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS: ABORDAGENS PRÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA
Ana Paula Franciosi, Walquiria Batista de Andrade  
ENSINO DOS ESPORTES DE INVASÃO PARA O 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS: PROPOSIÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE HANDEBOL E TAPEMBOL
Rafael Marques França, Aline Jardim da Silva, Carolina de Barros Pires, Naiara Gabriela Giufrida Azevedo, Ângela Pereira Teixeira Victoria Palma
ENSINO SUPERIOR E FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR: PERCEPÇÕES DOCENTES A RESPEITO DA NOVA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Lígia Estronioli de Castro, Rubens Venditti Júnior
 
ESCALADA BOULDER NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA EXPERIÊNCIA NO PIBID
Cassia Heloise Abdo Morais, Helli Faria Ferreira Risso, Ana Angélica Carvalho de Oliveira Puppin, Gisele Franco de Lima Santos
 
ESCOLA CÍVICO-MILITAR, CONSTRUÇÃO DE VALORES E AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Marco Antonio de Lima Oliveira, Ana Cláudia Saladini
 
ESCOLHA DA FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA RELAÇÃO COM ESSE COMPONENTE CURRICULAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Julio Cesar Bomfim Filho, Ângela Pereira Teixeira Victoria Palma
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E A CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO
Ângela Pereira Teixeira Victoria Palma, Ana Claudia Saladini, José Augusto Victoria Palma, Gabriel Gonçalves Freire
 
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA A DOCÊNCIA COM JOGOS DE AVENTURA
Elizandro Ricardo Cássaro, Giuliano Gomes de Assis Pimentel
INDICADORES PARA O ENSINO DE SABERES DA EDUCAÇÃO FÍSICA QUE PROMOVAM APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS 
Simone Cristina Silva Romanha, Ângela Pereira Teixeira Victoria Palma
 
INFLUÊNCIAS DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ORIENTADAS PELA LEI 5692/71 NA VIDA ATIVA DE PESSOAS COM MAIS DE 49 ANOS
Ian Gabriel Lima Santos, Ângela Pereira Teixeira Victoria Palma
 
INTERVENÇÃO MOTORA PARA CRIANÇAS COM DIFICULDADES MOTORAS: EXPERIÊNCIA EM UM PROJETO DE EXTENSÃO
Naiara Gabriela Giufrida Azevedo, Maria Julia Levorato de Souza, Stéfany Gabriel, Dalberto Luiz De Santo, Josiane Medina Papst
 
JOGO DE MATRIZ AFRICANA SHISIMA EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Victor Hugo Dos Santos Mendonça, Tiago Lembi Oliveira, Amanda Vanessa Souza Albertini, Rhyan Azevedo Camargo, Érika Nishiiye Laperuta, Ângela Pereira Teixeira Victoria Palma
 
JOGOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS NO AMBIENTE ESCOLAR E SUA RELEVÂNCIA CULTURAL E EDUCACIONAL
Vilmar Rodrigues dos Santos
 
JUDÔ E CULTURA COMO ESTRATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO INTEGRAL: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO KODOMO-SAN NO SCFV
Juan Guilherme Gomes
O CAMPO DE EXPERIÊNCIA DO CORPO, GESTO E MOVIMENTO NA BNCC NA PRÉ-ESCOLA: UMA ANÁLISE DAS INTENCIONALIDADES EDUCATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NAS BRINCADEIRAS E INTERAÇÕES
Rogério Clemilson Gois
 
O ENSINO DA CAPOEIRA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I ANOS INICIAIS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Gabriel Pires dos Santos
 
O ENSINO DO BASQUETE DE RUA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA POSSIBILIDADE DE DEBATE SOBRE PRECONCEITO E RACISMO 
Érika Nishiiye Laperuta, Márcio Henrique Laperuta
 
OLHAR DE UM ACADÊMICO SOBRE O ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO INSERIDO NA ATENÇÃO BÁSICA DE SAÚDE 
Jonatan Vicente Ferreira, Morgana Claudia da Silva
 
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2014-2024: DA EXPECTATIVA À REALIDADE, DA FORMAÇÃO À CARREIRA DOCENTE NA EDUCAÇÃO FÍSICA
Carolini Aparecida Oliveira Campanholi
POSSIBILIDADES DE AMPLIAÇÃO DA JORNADA ESCOLAR COM ATLETISMO: EXPERIÊNCIAS EM MARINGÁ-PR NO ANO DE 2024
Krigor de Camargo Barela Faeda, Pamella Ondina de Moraes Cavalcanti, Vanessa Dalla Lasta Campana, Liliana Men, Giuliano Gomes de Assis Pimentel
 
POSSIBILIDADES DE PRÁTICAS AVALIATIVAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O CONTEÚDO DANÇAS URBANAS
Juliana Araujo da Silva, Ana Cláudia Saladini
 
PROJETO “MINHA QUEIMADA”: ALUNOS E ALUNAS PROTAGONISTAS
Joyce Cristina Claro Menoti, Ademir Faria Pires, Ieda Parra Barbosa-Rinaldi
 
ROUSSEAU: A CONCEPÇÃO DE “CORPO” NA OBRA DE “EMÍLIO OU DA EDUCAÇÃO”
André Lima Ferreira
 
ROUSSEAU: A CONCEPÇÃO DE “EXERCÍCIOS FÍSICOS” NA OBRA “EMÍLIO OU DA EDUCAÇÃO”
André Lima Ferreira
 
SKATE NA ESCOLA: OPÇÃO DE ATIVIDADE INCLUSIVA E ALTERNATIVA
Klayver Henrique Trindade dos Santos, Helli Faria Ferreira Risso. Gisele Franco de Lima Santos
VIVÊNCIAS DE JOGOS TRADICIONAIS COMO CONTEÚDO EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Giulianna Cynara Vaz de Lima da Silva