APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS – ORIENTAÇÕES GERAIS
NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS
DATA LIMITE PARA ENVIO DE TRABALHOS
10/02 a 31/03/2025
Orientações gerais para submissão de trabalhos
– Os trabalhos poderão ser inscritos no formato Artigo ou Resumo, serão apresentados presencialmente, e poderão ser submetidos da seguinte forma: Comunicação Oral ou Poster.
– A não apresentação resultará na não certificação do(s) autor(es) e não publicação do trabalho.
– Para a publicação do trabalho será obrigatória a inscrição no evento de um dos autores do artigo. Será expedido um único certificado em nome do(s) autor(es) inscrito(s) no evento.
– Quando o trabalho submetido tiver co-autor(es), lembrar de cadastra-lo(s) também no sistema. Opção que aparecerá no sistema para autor e co-autor. Deverá ser cadastrado um co-autor por vez. Depois de todos cadastrados, selecionar “concluir”.
– Cada autor poderá submeter até 05 (cinco) trabalhos. Cada trabalho poderá ter até o máximo de 06 co-autores.
– Não há limite para a participação em co-autorias.
– Serão emitidos certificados digitais de apresentação dos trabalhos no evento.
– Os trabalhos serão publicados no livro eletrônico “Anais do 7º Congresso Nacional de Formação de Professores de Educação Física, e 12º Congresso Norte Paranaense de Educação Física Escolar – CONPEF.
– Todos os trabalhos encaminhados serão submetidos à avaliação prévia da Comissão Científica do Evento. Apenas serão aceitos os trabalhos que atenderem as características da área e das respectivas Linhas de Estudos indicadas a seguir:
Linha 1:- Formação de professores em Educação Física: a) processos formativos inicial e contínuo para a docência; b) caracterização acadêmica e profissional da especificidade do trabalho docente; c) saberes e competências para intervenção docente; d) políticas de educação e formação de professores; e) teorias do conhecimento na formação de professores.
Linha 2– Fundamentos teórico-metodológicos do processo ensino-aprendizagem e avaliação em Educação Física: Dimensões da relação pedagógica da Educação Física na Educação Básica e modalidades de ensino, referentes a: a) organização curricular; b) organização do processo ensino, aprendizagem e da avaliação educacional; c) saberes e práticas escolares.
Linha 3– Fundamentos históricos, filosóficos e culturais da educação na Educação Física: Teorias e metodologias que orientam as concepções de Educação Física; corpo e corporeidade; modo de produção, trabalho, tempo livre, Educação e Educação Física; cultura, imaginário, representação e memória em Educação Física
No ato da inscrição do trabalho, você poderá submeter mais de um trabalho, contudo, os trabalhos devem ser anexados um de cada vez com a indicação do autor e co-autor (caso tenha).
Todos os resumos dos trabalhos aceitos serão publicados no Caderno de Resumos, em versão impressa/digital. Os textos completos serão publicados somente na versão digital e para serem publicados dependerão de aprovação da Comissão Científica.
Considerações sobre as Inscrições de trabalhos
1) Cada trabalho será enviado no formato Word em 2 arquivos, sendo um com identificação dos autores e o outro sem identificação dos autores.
2) É obrigatório identificar em qual linha de estudos o trabalho será apresentado.
3) Os trabalhos aprovados receberão a carta de aceite enviada pela Comissão Científica do evento.
Diretrizes para submissão dos trabalhos
Baixe e utilize os MODELOS/TEMPLATES de acordo com o seu formato de submissão:
MODELO 1 – ARTIGO COM IDENTIFICAÇÃO
MODELO 2 – ARTIGO SEM IDENTIFICAÇÃO
MODELO 3 – RESUMO COM IDENTIFICAÇÃO
MODELO 4 – RESUMO SEM IDENTIFICAÇÃO
SOMENTE RESUMO – COMUNICAÇÃO ORAL OU POSTER (CARTAZ)
1- Letra tamanho 12, fonte Arial;
2- Formatação: Papel A4 – margens superior e inferior: 2,5 cm; esquerda e direita: 2,5 cm; – espaçamento entre as linhas: simples – alinhamento justificado – primeira linha 2 cm;
3- Título centralizado e em caixa alta e negrito;
4- Dois espaços abaixo do título informar o(s) nome(s) do(s) autor(es), alinhado à direita;
5- Na linha abaixo o nome da instituição dos participantes, cidade, estado, país. Na linha do autor principal deve-se acrescentar o e-mail de contato. Caso o trabalho tenha um orientador, ele deverá estar nominado como último autor.
6- Posteriormente deverá indicar a Linha de estudo e a forma de apresentação.
7- O texto principal do resumo simples deverá ser justificado e conter o mínimo de 300 e no máximo 500 palavras apresentando: Introdução, Objetivos, Metodologia, Resultados e Conclusão. Não será permitido gráficos, figuras e tabelas nos resumos enviados para análise.
7- Ao final do resumo deverão constar 3 a 5 palavras-chave. Dois espaços abaixo das palavras-chave informar a instituição e endereço do(s) autor(es) e linha de estudo do evento na qual o trabalho esteja vinculado.
8- O resumo deverá ser construído com base no modelo disponibilizado na página do evento.
ARTIGO – COMUNICAÇÃO ORAL OU POSTER (CARTAZ)
O trabalho completo deverá ser redigido da seguinte forma:
1- Letra tamanho 12, fonte Arial;
2- Formatação: Papel A4 – margens superior e inferior: 2,5 cm; esquerda e direita: 2,5 cm; – espaçamento entre as linhas: 1,5 linhas – alinhamento justificado – primeira linha 2 cm;
3- Título centralizado e em caixa alta e negrito;
4- Dois espaços abaixo do título informar o(s) nome(s) do(s) autor(es), alinhado à direita, a instituição e e-mail dos autores;
5- Posteriormente deverá indicar a Linha de estudo e a forma de apresentação.
6 – Deve ter de 3 a 5 palavras-chaves;
7 – O conteúdo da comunicação oral deverá ser dividido em: Resumo, Introdução, Métodos, Resultados e/ou Discussão, Conclusão, Referências;
8- O texto do artigo deverá ser composto de no mínimo 05 e no máximo 15 páginas, seguindo as normas da ABNT;
9 – O Resumo do artigo comporá obrigatoriamente o texto sendo computado na contagem do número mínimo e máximo de páginas; deverá atender às mesmas especificações de quando o trabalho for somente Resumo.
10- O tempo para apresentação será de 10 minutos seguidos de 5 minutos de arguição, podendo utilizar recurso audiovisual ou power-point para o artigo aprovado como Comunicação Oral.
11- As apresentações das Comunicações Orais serão realizadas “presencialmente” no CEFE-UEL.
ORIENTAÇÕES PARA APRESENTAÇÃO DE POSTER (CARTAZ)
Para apresentações de poster (cartaz) serão destinados locais específicos e os trabalhos ficarão expostos, de acordo com a programação do evento, por uma hora e trinta minutos. Durante a apresentação os expositores apresentarão seu trabalho para um avaliador que circulará entre os trabalhos.
O poster deverá apresentar a medida de (L) 0,90mt x (A)1,20mt.
ATENÇÃO: Os trabalhos que se referem a pesquisa, relato de experiência ou ensaio “não concluídos” somente serão aceitos na forma poster (cartaz).
Comissão Científica
Profª. Drª. Ana Cláudia Saladini
Profª. Drª. Carla Cristiane da Silva
Profª. Dª. Morgana Cláudia da Silva