ENSALAMENTO – DIA 28 DE MAIO – QUARTA-FEIRA

Dia 28 de maio – Quarta-feira (8h30 às 12h)

Sala: 907 – CEFE-UEL

Coordenação: Carolini Aparecida Oliveira Campanholi

TÍTULO DO TRABALHO / AUTORES
1FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA A DOCÊNCIA COM JOGOS DE AVENTURA
Elizandro Ricardo Cássaro, Giuliano Gomes de Assis Pimentel.  
2FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E A CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO
Ângela Pereira Teixeira Victoria Palma, Ana Claudia Saladini, José Augusto Victoria Palma, Gabriel Gonçalves Freire
3ESCOLHA DA FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA RELAÇÃO COM ESSE COMPONENTE CURRICULAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Julio Cesar Bomfim Filho, Ângela Pereira Teixeira Victoria Palma.  
4PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2014-2024: DA EXPECTATIVA À REALIDADE, DA FORMAÇÃO À CARREIRA DOCENTE NA EDUCAÇÃO FÍSICA
Carolini Aparecida Oliveira Campanholi.  
5A FORMAÇÃO DE PROFESSORES APRISIONADA: DISPUTA DE PROJETOS E A RESISTÊNCIA ATIVA PROPOSITIVA NA EDUCAÇÃO FÍSICA
Sidnéia Flores Luz, Celi Nelza Zulke Taffarel. Matheus Lima de Santana  
6ENSINO SUPERIOR E FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR: PERCEPÇÕES DOCENTES A RESPEITO DA NOVA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Lígia Estronioli de Castro, Rubens Venditti Júnior  
7AVALIAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR ATRAVÉS DE JOGOS: APLICAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA 
Bárbara Miola Galvão de Oliveira, Heitor Biscardin Vieira, Juliana Bayeux Dascal  
8A EDUCAÇÃO FÍSICA E A ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: ANÁLISE DOS FUNDAMENTOS E DE SUA IMPLEMENTAÇÃO NO BRASIL
Pedro Lucas Moloni Moreira. Gisele F. L. Santos  
9O CAMPO DE EXPERIÊNCIA DO CORPO, GESTO E MOVIMENTO NA BNCC NA PRÉ-ESCOLA: UMA ANÁLISE DAS INTENCIONALIDADES EDUCATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NAS BRINCADEIRAS E INTERAÇÕES
Rogério Clemilson Gois  
10ESPORTE NA UENP: UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA DO ESPORTE PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Matheus Naironi da Silva Camargo. Silvia Bandeira da Silva Lima, Walcir Ferreira Lima, Flávia Évelin Bandeira Lima Valério  

Dia 28 de maio – Quarta-feira (8h30 às 12h)

Sala: 908 – CEFE-UEL

Coordenação: Ana Paula Franciosi

TÍTULO DO TRABALHO / AUTORES
1ENSINO DO JOGO MANCALA NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS: ABORDAGENS PRÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA
Ana Paula Franciosi, Walquiria Batista de Andrade  
2ENSINO DA DANÇA E OS TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Adreicielli Yurika dos Anjos, Ângela Pereira Teixeira Victoria Palma  
3ENSINO DOS ESPORTES DE INVASÃO PARA O 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS: PROPOSIÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE HANDEBOL E TAPEMBOL 
Rafael Marques França, Aline Jardim da Silva, Carolina de Barros Pires, Naiara Gabriela Giufrida Azevedo, Ângela Pereira Teixeira Victoria Palma.  
4POSSIBILIDADES DE AMPLIAÇÃO DA JORNADA ESCOLAR COM ATLETISMO: EXPERIÊNCIAS EM MARINGÁ-PR NO ANO DE 2024
Krigor de Camargo Barela Faeda, Pamella Ondina de Moraes Cavalcanti, Vanessa Dalla Lasta Campana, Liliana Men, Giuliano Gomes de Assis Pimentel.  
5EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E “OS JOGOS E AS BRINCADEIRAS”: ENSINO DOS JOGOS ELETRÔNICOS PARA O 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Rafael Marques França, Leonardo Santos Silva, Tiago Lembi de Oliveira, Ângela Pereira Teixeira Victoria Palma.  
6O ENSINO DO BASQUETE DE RUA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA POSSIBILIDADE DE DEBATE SOBRE PRECONCEITO E RACISMO 
Érika Nishiiye Laperuta, Márcio Henrique Laperuta  
7PROJETO “MINHA QUEIMADA”: ALUNOS E ALUNAS PROTAGONISTAS
Joyce Cristina Claro Menoti, Ademir Faria Pires, Ieda Parra Barbosa-Rinaldi  
8JOGO DE MATRIZ AFRICANA SHISIMA EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Victor Hugo Dos Santos Mendonça, Tiago Lembi Oliveira, Amanda Vanessa Souza Albertini, Rhyan Azevedo Camargo, Érika Nishiiye Laperuta, Ângela Pereira Teixeira Victoria Palma  
91.º FESTIVAL DE GINÁSTICA CEFE-UEL 2025: UMA ESTRATÉGIA ENVOLVENTE NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Ana Paula Franciosi, Walquiria Batista de Andrade  
10O LESSON STUDY COMO FERRAMENTAS VALIOSAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Jefferson Martins de Sousa, Rubiane Giovani Fonseca  

Dia 28 de maio – Quarta-feira (8h30 às 12h)

Sala: 912 – CEFE – UEL

Coordenação: Ademir Faria Pires

TÍTULO DO TRABALHO / AUTORES
1ATLETISMO E EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL: EXPERIÊNCIA NO MUNICÍPIO DE MARINGÁ
Gilson Firmino de Goes, Ieda Parra Barbosa Rinaldi  
2O ENSINO DA CAPOEIRA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I ANOS INICIAIS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Gabriel Pires dos Santos  
3ORGANIZAÇÃO COLETIVA DE EVENTO ESPORTIVO NA ESCOLA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Débora Alves Guariglia, Mariane Lamin Francisquinho, Geisa Franco Rodrigues  
4AÇÃO PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA: PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO JOGO DAS 5 MARIAS, EXPERIÊNCIA NO PIBID
Luis Henrique Soares, Thiago Aguiar Santos, Érika Nishiiye Laperuta, Ângela Pereira Teixeira Victoria Palma  
5POSSIBILIDADES DO BRINCAR NO ENSINO DA GINÁSTICA NA ESCOLA
Eloisa Maria dos Santos Candido, Joyce Cristina Claro Menoti, Ademir Faria Pires, Ieda Parra Barbosa-Rinaldi  
6CONTRA UMA PRESENÇA AUSENTE: INVESTIGAÇÕES ACERCA DO CURRÍCULO DE EDUCAÇÃO FÍSICAS NOS ANOS INICIAIS
Rezende I. S. R.; Alves M. P.  
7ESCOLA CÍVICO-MILITAR, CONSTRUÇÃO DE VALORES E AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA 
Marco Antonio de Lima Oliveira, Ana Cláudia Saladini  
8OLHAR DE UM ACADÊMICO SOBRE O ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO INSERIDO NA ATENÇÃO BÁSICA DE SAÚDE 
Jonatan Vicente Ferreira, Morgana Claudia da Silva  
9 INTERVENÇÃO MOTORA PARA CRIANÇAS COM DIFICULDADES MOTORAS: EXPERIÊNCIA EM UM PROJETO DE EXTENSÃO
Naiara Gabriela Giufrida Azevedo, Maria Julia Levorato de Souza, Stéfany Gabriel, Dalberto Luiz De Santo, Josiane Medina Papst
10COMPANHIA GÍMNICA DO DEF-UEM COMO UNIDADE CURRICULAR DA EXTENSÃO: NOVAS DIRETRIZES, CAMINHOS JÁ CONHECIDOS
Deisy de Oliveira Silva-Brandão e Ieda Parra Barbosa-Rinaldi  

Dia 28 de maio – Quarta-feira (8h30 às 12h)

Sala: 913 – CEFE -UEL

Coordenação: Gabriel Gonçalves Freire e Bianca E. Ilkiu França

TÍTULO DO TRABALHO / AUTORES
1CONCEPÇÃO DE AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: O QUE PENSAM OS PROFESSORES?
Tatiane Aparecida Cruz, Ângela Pereira Teixeira Victoria Palma.  
2A EDUCAÇÃO FÍSICA E O DESENVOLVIMENTO MORAL: UM PANORAMA HISTÓRICO
Bianca Emanuele Ilkiu França
3INDICADORES PARA O ENSINO DE SABERES DA EDUCAÇÃO FÍSICA QUE PROMOVAM APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS 
Simone Cristina Silva Romanha, Ângela Pereira Teixeira Victoria Palma  
4AVALIAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: ENSINO E APRENDIZAGEM DA DANÇA
Nathalia Soares Rodrigues, Ana Cláudia Saladini  
5DESEMPENHO DAS HABILIDADES LOCOMOTORAS ENTRE MENINOS E MENINAS DE SETE A DEZ ANOS
Daniele Ferreira Viçoso, Arthur Sugayama Hirayama, Beatriz Dunzer Franco de Oliveira, Vinicyus Lopes Kastelic Rocha de Noronha, Alessandra Beggiato Porto  
6AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES NA FORMAÇÃO INICIAL
Victória Pedrão Lonardoni, Ana Cláudia Saladini  
7ENSINO DAS POSIÇÕES INVERTIDAS DA GINÁSTICA E O PROCESSO AVALIATIVO
Julia Araújo Rodrigues dos Santos, Julia Bueno Melo, Gabriel Gonçalves Freire  
8POSSIBILIDADES DE PRÁTICAS AVALIATIVAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O CONTEÚDO DANÇAS URBANAS
Juliana Araujo da Silva, Ana Cláudia Saladini  
9EDUCAÇÃO FÍSICA E SAÚDE: PLANEJAMENTO, ENSINO E AVALIAÇÃO EM TURMAS DO FUNDAMENTAL I, UM TRABALHO COLABORATIVO DO PROGRAMA PIBID 
Gabriela Silva de Moraes , Lourenço Bianchini Rodrigues, Érika Nishiiye Laperuta, Ângela Pereira Teixeira Victoria Palma  

Dia 28 de maio – Quarta-feira (8h30 às 12h)

Sala: 915 – CEFE – UEL

Coordenação: Flávia Shimanski e Carla Cristiane da Silva

TÍTULO DO TRABALHO / AUTORES
1DOUTORADO SANDUÍCHE NA UNIVERSIDADE DE DEUSTO – ESPANHA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Matheus Chiconato Borges  
2A TEORIA HISTÓRICO CRÍTICA NAS PÁGINAS DA REVISTA PENSAR A PRÁTICA: REVISÃO SISTEMÁTICA DOS ARTIGOS PUBLICADOS PELA REVISTA ENTRE 1998-2023 
Giulianna Cynara Vaz de Lima da Silva, Carla Cristiane da Silva, Morgana Claudia da Silva, Antonio Geraldo Magalhães Gomes Pires
3EDUCAÇÃO NO BRASIL A PARTIR DOS ANOS 1990: A MERCANTILIZAÇÃO DO ENSINO BRASILEIRO
Jean Alexir dos Santos, Denise Maria Fank de Almeida.  
4JOGOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS NO AMBIENTE ESCOLAR E SUA RELEVÂNCIA CULTURAL E EDUCACIONAL
Vilmar Rodrigues dos Santos  
5DESENVOLVIMENTO MOTOR, TEMPO DE TELA E COMPETÊNCIA MOTORA: UMA REVISÃO DE LITERATURA Gabriela Silva de Moraes, Lourenço Bianchini Rodrigues, Alessandra Beggiato Porto  
6DO YAPO AOS CARANGUEJINHOS: AS BRINCADEIRAS CANTADAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL
Amanda Barbosa dos Reis, Gabriel Gonçalves Freire  
7ROUSSEAU: A CONCEPÇÃO DE “CORPO” NA OBRA DE “EMÍLIO OU DA EDUCAÇÃO”
André Lima Ferreira  
8 TEMPO EM TELAS VERSUS O TEMPO DE BRINCAR NA NATUREZA DURANTE A INFÂNCIA DO SÉCULO XXI: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA COM DESFECHO NAS FUNÇÕES EXECUTIVAS
Lourenço Bianchini Rodrigues, Gabriela Silva de Moraes, Larissa Daniela Costa de Azevedo, Thiago de Souza Gnatkowski, Emerson José Venancio, Carla Cristiane Silva
9ROUSSEAU: A CONCEPÇÃO DE “EXERCÍCIOS FÍSICOS” NA OBRA “EMÍLIO OU DA EDUCAÇÃO”
André Lima Ferreira  
10