ENSALAMENTO – DIA 28 DE MAIO – QUARTA-FEIRA
Dia 28 de maio – Quarta-feira (8h30 às 12h)
Sala: 907 – CEFE-UEL
Coordenação: Carolini Aparecida Oliveira Campanholi
Nº | TÍTULO DO TRABALHO / AUTORES |
1 | FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA A DOCÊNCIA COM JOGOS DE AVENTURA Elizandro Ricardo Cássaro, Giuliano Gomes de Assis Pimentel. |
2 | FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E A CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO Ângela Pereira Teixeira Victoria Palma, Ana Claudia Saladini, José Augusto Victoria Palma, Gabriel Gonçalves Freire |
3 | ESCOLHA DA FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA RELAÇÃO COM ESSE COMPONENTE CURRICULAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA Julio Cesar Bomfim Filho, Ângela Pereira Teixeira Victoria Palma. |
4 | PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2014-2024: DA EXPECTATIVA À REALIDADE, DA FORMAÇÃO À CARREIRA DOCENTE NA EDUCAÇÃO FÍSICA Carolini Aparecida Oliveira Campanholi. |
5 | A FORMAÇÃO DE PROFESSORES APRISIONADA: DISPUTA DE PROJETOS E A RESISTÊNCIA ATIVA PROPOSITIVA NA EDUCAÇÃO FÍSICA Sidnéia Flores Luz, Celi Nelza Zulke Taffarel. Matheus Lima de Santana |
6 | ENSINO SUPERIOR E FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR: PERCEPÇÕES DOCENTES A RESPEITO DA NOVA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA Lígia Estronioli de Castro, Rubens Venditti Júnior |
7 | AVALIAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR ATRAVÉS DE JOGOS: APLICAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA Bárbara Miola Galvão de Oliveira, Heitor Biscardin Vieira, Juliana Bayeux Dascal |
8 | A EDUCAÇÃO FÍSICA E A ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: ANÁLISE DOS FUNDAMENTOS E DE SUA IMPLEMENTAÇÃO NO BRASIL Pedro Lucas Moloni Moreira. Gisele F. L. Santos |
9 | O CAMPO DE EXPERIÊNCIA DO CORPO, GESTO E MOVIMENTO NA BNCC NA PRÉ-ESCOLA: UMA ANÁLISE DAS INTENCIONALIDADES EDUCATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NAS BRINCADEIRAS E INTERAÇÕES Rogério Clemilson Gois |
10 | ESPORTE NA UENP: UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA DO ESPORTE PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES Matheus Naironi da Silva Camargo. Silvia Bandeira da Silva Lima, Walcir Ferreira Lima, Flávia Évelin Bandeira Lima Valério |
Dia 28 de maio – Quarta-feira (8h30 às 12h)
Sala: 908 – CEFE-UEL
Coordenação: Ana Paula Franciosi
Nº | TÍTULO DO TRABALHO / AUTORES |
1 | ENSINO DO JOGO MANCALA NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS: ABORDAGENS PRÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA Ana Paula Franciosi, Walquiria Batista de Andrade |
2 | ENSINO DA DANÇA E OS TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA Adreicielli Yurika dos Anjos, Ângela Pereira Teixeira Victoria Palma |
3 | ENSINO DOS ESPORTES DE INVASÃO PARA O 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS: PROPOSIÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE HANDEBOL E TAPEMBOL Rafael Marques França, Aline Jardim da Silva, Carolina de Barros Pires, Naiara Gabriela Giufrida Azevedo, Ângela Pereira Teixeira Victoria Palma. |
4 | POSSIBILIDADES DE AMPLIAÇÃO DA JORNADA ESCOLAR COM ATLETISMO: EXPERIÊNCIAS EM MARINGÁ-PR NO ANO DE 2024 Krigor de Camargo Barela Faeda, Pamella Ondina de Moraes Cavalcanti, Vanessa Dalla Lasta Campana, Liliana Men, Giuliano Gomes de Assis Pimentel. |
5 | EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E “OS JOGOS E AS BRINCADEIRAS”: ENSINO DOS JOGOS ELETRÔNICOS PARA O 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Rafael Marques França, Leonardo Santos Silva, Tiago Lembi de Oliveira, Ângela Pereira Teixeira Victoria Palma. |
6 | O ENSINO DO BASQUETE DE RUA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA POSSIBILIDADE DE DEBATE SOBRE PRECONCEITO E RACISMO Érika Nishiiye Laperuta, Márcio Henrique Laperuta |
7 | PROJETO “MINHA QUEIMADA”: ALUNOS E ALUNAS PROTAGONISTAS Joyce Cristina Claro Menoti, Ademir Faria Pires, Ieda Parra Barbosa-Rinaldi |
8 | JOGO DE MATRIZ AFRICANA SHISIMA EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: RELATO DE EXPERIÊNCIA Victor Hugo Dos Santos Mendonça, Tiago Lembi Oliveira, Amanda Vanessa Souza Albertini, Rhyan Azevedo Camargo, Érika Nishiiye Laperuta, Ângela Pereira Teixeira Victoria Palma |
9 | 1.º FESTIVAL DE GINÁSTICA CEFE-UEL 2025: UMA ESTRATÉGIA ENVOLVENTE NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA Ana Paula Franciosi, Walquiria Batista de Andrade |
10 | O LESSON STUDY COMO FERRAMENTAS VALIOSAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA Jefferson Martins de Sousa, Rubiane Giovani Fonseca |
Dia 28 de maio – Quarta-feira (8h30 às 12h)
Sala: 912 – CEFE – UEL
Coordenação: Ademir Faria Pires
Nº | TÍTULO DO TRABALHO / AUTORES |
1 | ATLETISMO E EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL: EXPERIÊNCIA NO MUNICÍPIO DE MARINGÁ Gilson Firmino de Goes, Ieda Parra Barbosa Rinaldi |
2 | O ENSINO DA CAPOEIRA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I ANOS INICIAIS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA Gabriel Pires dos Santos |
3 | ORGANIZAÇÃO COLETIVA DE EVENTO ESPORTIVO NA ESCOLA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Débora Alves Guariglia, Mariane Lamin Francisquinho, Geisa Franco Rodrigues |
4 | AÇÃO PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA: PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO JOGO DAS 5 MARIAS, EXPERIÊNCIA NO PIBID Luis Henrique Soares, Thiago Aguiar Santos, Érika Nishiiye Laperuta, Ângela Pereira Teixeira Victoria Palma |
5 | POSSIBILIDADES DO BRINCAR NO ENSINO DA GINÁSTICA NA ESCOLA Eloisa Maria dos Santos Candido, Joyce Cristina Claro Menoti, Ademir Faria Pires, Ieda Parra Barbosa-Rinaldi |
6 | CONTRA UMA PRESENÇA AUSENTE: INVESTIGAÇÕES ACERCA DO CURRÍCULO DE EDUCAÇÃO FÍSICAS NOS ANOS INICIAIS Rezende I. S. R.; Alves M. P. |
7 | ESCOLA CÍVICO-MILITAR, CONSTRUÇÃO DE VALORES E AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA Marco Antonio de Lima Oliveira, Ana Cláudia Saladini |
8 | OLHAR DE UM ACADÊMICO SOBRE O ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO INSERIDO NA ATENÇÃO BÁSICA DE SAÚDE Jonatan Vicente Ferreira, Morgana Claudia da Silva |
9 | INTERVENÇÃO MOTORA PARA CRIANÇAS COM DIFICULDADES MOTORAS: EXPERIÊNCIA EM UM PROJETO DE EXTENSÃO Naiara Gabriela Giufrida Azevedo, Maria Julia Levorato de Souza, Stéfany Gabriel, Dalberto Luiz De Santo, Josiane Medina Papst |
10 | COMPANHIA GÍMNICA DO DEF-UEM COMO UNIDADE CURRICULAR DA EXTENSÃO: NOVAS DIRETRIZES, CAMINHOS JÁ CONHECIDOS Deisy de Oliveira Silva-Brandão e Ieda Parra Barbosa-Rinaldi |
Dia 28 de maio – Quarta-feira (8h30 às 12h)
Sala: 913 – CEFE -UEL
Coordenação: Gabriel Gonçalves Freire e Bianca E. Ilkiu França
Nº | TÍTULO DO TRABALHO / AUTORES |
1 | CONCEPÇÃO DE AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: O QUE PENSAM OS PROFESSORES? Tatiane Aparecida Cruz, Ângela Pereira Teixeira Victoria Palma. |
2 | A EDUCAÇÃO FÍSICA E O DESENVOLVIMENTO MORAL: UM PANORAMA HISTÓRICO Bianca Emanuele Ilkiu França |
3 | INDICADORES PARA O ENSINO DE SABERES DA EDUCAÇÃO FÍSICA QUE PROMOVAM APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS Simone Cristina Silva Romanha, Ângela Pereira Teixeira Victoria Palma |
4 | AVALIAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: ENSINO E APRENDIZAGEM DA DANÇA Nathalia Soares Rodrigues, Ana Cláudia Saladini |
5 | DESEMPENHO DAS HABILIDADES LOCOMOTORAS ENTRE MENINOS E MENINAS DE SETE A DEZ ANOS Daniele Ferreira Viçoso, Arthur Sugayama Hirayama, Beatriz Dunzer Franco de Oliveira, Vinicyus Lopes Kastelic Rocha de Noronha, Alessandra Beggiato Porto |
6 | AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES NA FORMAÇÃO INICIAL Victória Pedrão Lonardoni, Ana Cláudia Saladini |
7 | ENSINO DAS POSIÇÕES INVERTIDAS DA GINÁSTICA E O PROCESSO AVALIATIVO Julia Araújo Rodrigues dos Santos, Julia Bueno Melo, Gabriel Gonçalves Freire |
8 | POSSIBILIDADES DE PRÁTICAS AVALIATIVAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O CONTEÚDO DANÇAS URBANAS Juliana Araujo da Silva, Ana Cláudia Saladini |
9 | EDUCAÇÃO FÍSICA E SAÚDE: PLANEJAMENTO, ENSINO E AVALIAÇÃO EM TURMAS DO FUNDAMENTAL I, UM TRABALHO COLABORATIVO DO PROGRAMA PIBID Gabriela Silva de Moraes , Lourenço Bianchini Rodrigues, Érika Nishiiye Laperuta, Ângela Pereira Teixeira Victoria Palma |
Dia 28 de maio – Quarta-feira (8h30 às 12h)
Sala: 915 – CEFE – UEL
Coordenação: Flávia Shimanski e Carla Cristiane da Silva
Nº | TÍTULO DO TRABALHO / AUTORES |
1 | DOUTORADO SANDUÍCHE NA UNIVERSIDADE DE DEUSTO – ESPANHA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Matheus Chiconato Borges |
2 | A TEORIA HISTÓRICO CRÍTICA NAS PÁGINAS DA REVISTA PENSAR A PRÁTICA: REVISÃO SISTEMÁTICA DOS ARTIGOS PUBLICADOS PELA REVISTA ENTRE 1998-2023 Giulianna Cynara Vaz de Lima da Silva, Carla Cristiane da Silva, Morgana Claudia da Silva, Antonio Geraldo Magalhães Gomes Pires |
3 | EDUCAÇÃO NO BRASIL A PARTIR DOS ANOS 1990: A MERCANTILIZAÇÃO DO ENSINO BRASILEIRO Jean Alexir dos Santos, Denise Maria Fank de Almeida. |
4 | JOGOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS NO AMBIENTE ESCOLAR E SUA RELEVÂNCIA CULTURAL E EDUCACIONAL Vilmar Rodrigues dos Santos |
5 | DESENVOLVIMENTO MOTOR, TEMPO DE TELA E COMPETÊNCIA MOTORA: UMA REVISÃO DE LITERATURA Gabriela Silva de Moraes, Lourenço Bianchini Rodrigues, Alessandra Beggiato Porto |
6 | DO YAPO AOS CARANGUEJINHOS: AS BRINCADEIRAS CANTADAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL Amanda Barbosa dos Reis, Gabriel Gonçalves Freire |
7 | ROUSSEAU: A CONCEPÇÃO DE “CORPO” NA OBRA DE “EMÍLIO OU DA EDUCAÇÃO” André Lima Ferreira |
8 | TEMPO EM TELAS VERSUS O TEMPO DE BRINCAR NA NATUREZA DURANTE A INFÂNCIA DO SÉCULO XXI: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA COM DESFECHO NAS FUNÇÕES EXECUTIVAS Lourenço Bianchini Rodrigues, Gabriela Silva de Moraes, Larissa Daniela Costa de Azevedo, Thiago de Souza Gnatkowski, Emerson José Venancio, Carla Cristiane Silva |
9 | ROUSSEAU: A CONCEPÇÃO DE “EXERCÍCIOS FÍSICOS” NA OBRA “EMÍLIO OU DA EDUCAÇÃO” André Lima Ferreira |
10 |