Histórico
O Seminário Sobre Inclusão no Ensino Superior – SIES é um evento com edições bienais para discussão de temas relacionados ao atendimento a estudantes com necessidades educacionais especializadas no ensino superior.
Teve início, em 2008, com o tema “Trajetória do Estudante Surdo”, contando sempre com comissão organizadora composta de docentes e servidores do Núcleo de Acessibilidade (NAC) da UEL/PROGRAD e comissão científica formada por docentes com excelência na área. O evento conta também com o apoio da PROGRAD. Sua programação básica possui apresentação de trabalhos a respeito da temática principal, minicursos e ao final a publicação de anais do evento.
Em 2010, ocorreu o II SIES que tratou do tema “Altas Habilidades”, visando: discutir as ações de inclusão dos estudantes com altas habilidades nas Instituições de Ensino Superior; integrar as IES, estudantes e órgãos competentes para a discussão de políticas públicas que envolvam a garantia dos direitos desses estudantes, e contribuir para divulgação de conhecimentos sobre o atendimento à diversidade, com enfoque nas condições necessárias a acessibilidade e inclusão educacional das pessoas com altas habilidades.
O III SIES, em 2012, teve como temática principal “O estudante cego e surdocego” e ocorreu a “I Exposição Itinerante: produção científica sobre Educação Especial e acessibilidade da UEL”.
Em 2014, o tema foi: “Necessidades Educacionais Especializadas no Ensino Superior”. E, em 2016, ocorreu o V SIES, também com apresentações de trabalhos, minicursos e publicação de anais.
Diversos fatores ocasionaram a interrupção das edições bienais do SIES, especialmente no período da Pandemia provocada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 (Covid-19). Diante da relevância do tema para a Universidade, o NAC retoma o evento (VI edição), em 2025 com o tema “Desafios e Estratégias inclusivas para Profissionais da Educação”.